É possível o ser humano hibernar?

Perguntado por: eleiria . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Humanos hibernam? O ser humano não precisa hibernar por dois motivos: Evolução: nossos ancestrais são animais tropicais sem um histórico de hibernação, apenas migrando para áreas com temperaturas extremas nos últimos cem mil anos ou mais — quando já haviam passado por adaptações metabólicas.

A hibernação acontece no inverno, um período em que a temperatura é muito baixa e o alimento torna-se escasso. A realização desse processo nesse período é importante para proteger o animal do frio e também para evitar que ele sinta fome e tenha que competir com outros animais por comida.

Durante a hibernação, os animais ficam como se estivessem inativos, mergulhados em um sono profundo e com os batimentos cardíacos reduzidos, assim como a temperatura, que fica em torno de 5ºC. A hibernação é realizada, na maioria das vezes, por mamíferos de pequeno porte, tais como hamsters, esquilos e morcegos.

O período de hibernação pode durar semanas e até mesmo meses. Durante esse processo, o animal pode despertar por um período curto de tempo para realizar algumas atividades, como urinar.

A hibernação é uma alternativa ao modo "Dormir" em computadores equipados com Windows e Linux e não está presente por padrão em computadores com OS X. Aqui, o princípio de funcionamento é o mesmo que o modo anterior e a principal diferença é que o fornecimento de energia é cortado inclusive para a memória RAM.

A discussão sobre os ursos hibernarem ou não se faz pelo fato de seu metabolismo não sofrer grandes alterações, como se espera dos que hibernam. De acordo com Izidoro, o animal permanece alerta e pode despertar a qualquer sinal de perigo.

Entre os animais de sangue quente que hibernam, o destaque fica para os mamíferos, principalmente aqueles de pequeno porte. São esquilos, morcegos, porcos-espinhos, gambás e marmotas.

Pressione a tecla do logotipo do Windows e a tecla X e selecione Prompt de Comando (Admin) ou Windows PowerShell (Admin) . Na janela ativada, digite: powercfg / hibernate on e pressione enter para ativar a hibernação.

Segundo os investigadores, a hibernação é uma estratégia de várias espécies para conservar energia quando a disponibilidade de alimento é escassa e as temperaturas são baixas. É entre Novembro e Dezembro que os ursos começam a hibernar, período que termina entre Fevereiro e Abril.

Método do urso
O corpo do urso trabalha para acumular gordura no verão, como fazem os animais que hibernam, mas os ursos permanecem responsivos no inverno. Seu metabolismo está diminuído, mas eles não entram no "coma" da hibernação, podendo reagir e se defender caso necessário.

oito horas

Os ursos também dormem umas oito horas por dia. Os tigres dormem até 16 horas, pois não precisam de muito tempo para caçar. As ovelhas dormem menos de quatro horas por dia. Elas são descendentes de animais selvagens que ficavam a maior parte do tempo acordados para fugir de predadores.

cinco meses

A duração da hibernação depende muito da espécie e da latitude e, de acordo com o Serviço de Parques Nacionais de Yellowstone, a hibernação dos ursos é de cerca de cinco meses.

Qual é a diferença entre hibernação e estivação? A principal diferença entre hibernação e estivação é que a estivação ocorre em habitats onde seja escassa a água e as temperaturas aumentam, enquanto que na hibernação acontece em ambientes onde as temperaturas caem de forma muito considerável, abaixo dos 0 ºC.

Enquanto a suspensão coloca seu trabalho e as configurações na memória e usa uma pequena quantidade de energia, a hibernação coloca no disco rígido os documentos e programas abertos e desliga o computador. De todos os estados de economia de energia usados pelo Windows, a hibernação é a que consome menos energia.

O ato de hibernar está relacionado com o estado de hibernação, que normalmente acontece com alguns animais durante o inverno. O metabolismo dos animais que hibernam cai bastante durante a estação mais fria do ano, fazendo com que entrem em um estado de "coma induzido".