É possível o petróleo acabar?

Perguntado por: lmatamaria . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em linhas bem gerais, o petróleo pode acabar. As reservas de petróleo atualmente comprovadas devem durar pelo menos mais 50 anos, sendo importante lembrar que os preços internacionais do petróleo variam de modo inversamente proporcional às estimativas destas reservas comprovadas.

Fonte: IBP com dados BP. Diante do último levantamento realizado pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em 2020, o mundo conta com uma reserva total de 1.732 bilhões de barris desse recurso.

O setor vem se recuperando, mas as perspectivas não são promissoras. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), o consumo mundial de petróleo só voltará aos níveis anteriores à crise em 2023, desde que a pandemia seja controlada no próximo ano.

Os maiores produtores de petróleo do mundo são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Juntos, eles representam mais de 40% da produção mundial.

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado.

Por ser um combustível fóssil, resultado da decomposição de organismos, quando as reservas atuais acabarem será preciso esperar milhões de anos até se formarem poços novos.

O equilíbrio no mercado de petróleo vai continuar apertado em 2023. De acordo com projeções da Opep, organização que reúne os países exportadores de petróleo, a demanda vai superar a oferta em 1 milhão de barris por dia no ano que vem.

A consultoria Leggio não acredita numa escassez generalizada do produto no mercado brasileiro, mas destaca que os estoques nacionais estão em queda e que em alguns estados, onde as cadeias de suprimento são mais vulneráveis, pode, sim, faltar combustível nos próximos meses.

A mais aceita foi que o petróleo surgiu de restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados e que ele é consequência da transformação dessa matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares, sofrendo transformações químicas durante milhões de anos, sob a pressão das camadas de sedimentos, ...

O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos.

Barril : Unidade de medida de volume, equivalente a 158,98 litros, ou 0,15898 metro cúbico (m3). Barril de óleo equivalente (BOE) : unidade utilizada para converter um volume de gás natural em um volume de óleo.

Cientistas afirmam que queimar todas as reservas provadas de petróleo, carvão e gás, seria o suficiente para desfazer toda a cobertura de gelo da maior reserva de água doce congelada do Planeta, a Antártica. Isso causaria uma elevação de até 60 metros no nível do mar nos próximos 10 mil anos.

Os preços subiram após o anúncio. A alta do petróleo elevou os preços da gasolina em todo o mundo e contribuiu para o aumento da inflação nos países. Os Estados Unidos pediram à Opep+ que não avançasse com os cortes de produção, em parte porque preços mais baixos significam menos receita para a Rússia.

Os preços dos combustíveis vêm sendo pressionados por uma série de fatores. O primeiro é a retomada do crescimento econômico global em 2021, após um 2020 de contração devido à pandemia da Covid-19. Essa retomada faz aumentar a demanda pela commodity – e consequentemente joga os preços internacionais para cima.

A Venezuela é dona da maior reserva de petróleo do mundo, com 300 bilhões de barris.

A Venezuela é o país líder em reservas de petróleo, com mais de 307 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície terrestre.

"A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos têm capacidade ociosa, mas se recusam a aumentar a produção por conta própria", diz Kate Dourian. "Eles não querem ser ditados pelo Ocidente.