É possível o bebê nascer com 43 semanas?

Perguntado por: icunha9 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Embora se reconheça que os prejuízos maternos e fetais ocorram após 42 semanas, vários estudos têm proposto a intervenção da gestação entre 41 e 42 semanas, seja por indicação do parto monitorado ou cesariana (5).

Estudos mostram que deixar passar de 42 semanas pode trazer riscos ao bebê. Isso porque a placenta já está bem envelhecida e pode prejudicar o envio de nutrientes e oxigênio para o feto.

O ideal é que o bebê nasça entre as 37 e 42 semanas. 3Alguns sinais de que a mulher entrou em trabalho de parto são as contrações, que ficam cada vez mais fortes e frequentes, o rompimento da bolsa e a perda do tampão mucoso. 4Algumas mulheres podem não entrar em trabalho de parto.

Apesar de você estar com 40 semanas de gestação e não sentir nada, isto não significa que você irá precisar fazer uma cesárea. O primeiro passo é avaliar com está o seu bebê. Ele está com a cabeça para baixo?

10 Meses – 43 Semanas e meia.

2,5% dos partos só irão acontecer após 42 semanas, podendo ir até 44. Essa diferença é fisiológica, mesmo em gestações bem datadas e sem levar em consideração a margem de erro de 2 semanas que pode ocorrer pelo ultrassom ou pela data da última menstruação.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

Bebês meninos tendem a dar mais trabalho no parto. É o que sugere um estudo irlandês com base em aproximadamente 8 mil partos, publicado na revista científica British Medical Journal.

A probabilidade de ocorrerem infecções e problemas respiratórios simplesmente dobrou em comparação com o grupo que nasceu antes de completar 41 semanas. Um dos problemas mais temidos, nesse caso, é o envelhecimento da placenta, capaz de afetar o fluxo de oxigênio e nutrientes, da mãe para a criança.

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê.

Segundo o texto, a cesariana só será permitida após a 39ª semana de gestação, e desde que a parturiente esteja ciente dos benefícios do parto normal e dos riscos do procedimento cirúrgico.

“Sabemos que, em gestações de baixo risco, podemos aguardar até a 41ª semana de gravidez. A partir daí, o melhor é internar a gestante para monitoramento e indução, caso ela deseje ter parto normal”, explica o Dr.

Baixa frequência cardíaca do feto; Infecções pós-parto; Ruptura uterina; Hemorragia pós-parto.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Existem maneiras de tentar ajudar o parto a engrenar e evoluir mais rápido. Porém nenhuma indução, nem as medicamentosas, funcionam quando o bebê ainda não está pronto. Alguns dos métodos mais utilizados são os 3 Hots (banho quente, comida picante e sexo) e as atividades físicas, como caminhar, nadar e dançar.

Exercícios – Agachamentos são ótimos para fazer a dilatação acontecer com maior rapidez. Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto.

O que posso esperar se estiver atrasada em relação à data prevista para o parto? Normalmente, o seu Profissional de Saúde encaminhá-la-á para um obstetra se considerar que está atrasada (41 semanas). Este poderá, entre outras: Verificar se a data prevista para o parto está correta.