É possível nunca envelhecer?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O envelhecimento é um processo natural e inevitável, que chega a todos. Novos dados científicos fazem os biólogos acreditar que talvez seja possível reverter, ou mesmo parar, essa evolução. Mas com boa saúde.

Pode ser genética, procedimentos estéticos, muitas pílulas de colágeno, ou até magia, fato é que tem uma leva de artistas que não mudam com o passar dos anos. Um dos exemplos mais famosos do Brasil é a atriz Bruna Lombardi. Aos 69 anos, a atriz ainda mantém o rosto bem jovial e aparenta ter bem menos idade.

Parte da população tem muito medo de envelhecer, mas apesar de não ter uma solução para isso, a terapia ajuda a lidar com o tempo e envelhecimento. No geral a pessoa acometida por essa fobia tem sentimentos depressivos, pois a perspectiva do futuro é sempre negativa.

105 anos de idade

Mas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Roma La Sapienza e publicada pela revista "Science" nesta quinta-feira (28/06), uma vez que se chega aos 105 anos de idade, o envelhecimento é interrompido, já que o risco de morte é constante para os próximos anos.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

Vantagem: A pele oriental, por ser mais espessa e conter maior quantidade de colágeno, tende a envelhecer de forma mais lenta. Sendo assim, a flacidez e as rugas são menos aparentes e costumam surgir tardiamente (em média, a partir dos 50 anos).

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

São muitos os fatores que fazem com que nossa pele tenha um aspecto murcho com o passar do tempo: exposição ao sol, predisposição genética, consumo de álcool e tabaco, poluição e também a alimentação.

Frutas que combatem o envelhecimento

  • Laranja. Considerada sucesso nacional, a laranja faz parte do cardápio de milhares de pessoas, seja in natura ou como ingrediente de receitas doces ou salgadas. ...
  • Acerola. ...
  • Maçã ...
  • Goji Berry. ...
  • Abacate. ...
  • Mamão. ...
  • Uva.

Segundo a médica Placer, o principal motivo do envelhecimento em nossos rostos é a perda de gordura facial. No rosto, há muitos compartimentos de gordura, situados em distintas camadas, umas mais superficiais que as outras.

Denominado de "MC1R", este gene, conhecido por originar fios de cabelo vermelhos e pele clara, apresenta, às vezes, uma variação que faz com que as pessoas pareçam cerca de dois anos mais velhas do que aquelas que têm sua mesma idade e carecem deste gene, destacam os pesquisadores, cujo estudo foi publicado na revista ...

Os homens envelhecem num ritmo menos acelerado em relação às mulheres. Esse fenómeno ocorre em decorrência das características específicas da pele masculina, como a presença maior de folículos pilosos e também devido às alterações na produção hormonal ao longo da vida.

Genética de milhões
Algumas pessoas definem como sorte não apresentar sinais de envelhecimento. O médico, porém, afirma que a resposta está no organismo. “Essas pessoas têm uma genética muito favorável”, garante.

A crise da meia idade é algo que pode afetar homens entre 40 a 60 anos de idade. Isso tem se tornado cada vez mais frequente e pode trazer uma série de problemas para a vida da pessoa, comprometendo até mesmo sua saúde.

Ageismo vem da palavra age (idade, em inglês), ou ainda etarismo, é um termo usado para descrever atos de disriminação e preconceito por conta de idade. Sim, esse tipo de preconceito existe e é mais comum do que se imagina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante.

Pode-se afirmar que o envelhecimento ocorre quando processos intrínsecos e interações com o ambiente, como luz solar, toxinas no ar e na água e nossa dieta, causam mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo.

Flacidez e pequenas rugas são outros sinais precoces da idade. Com o passar do tempo, a pele também vai perdendo a capacidade de produzir colágeno, o que a deixa menos firme e com aparência mais fina e flácida; além de ajudar a aprofundar as linhas de expressão, tornando-as em rugas.