É possível nascer inteligente?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Existem pessoas que carregam consigo a crença de que, para ser inteligente, é preciso nascer assim. Com isso, acham que não é possível se tornar inteligente, o que não é verdade. Embora o conceito de inteligência seja um tanto quanto amplo, especialistas afirmam que é possível treinar o cérebro e desenvolvê-lo.

A genética desempenha um grande papel em tornar alguém mais predisposto ou não a ser inteligente, mas os fatores ambientais também não podem ser descartados. Mesmo que alguém nasça com uma chance maior de ser inteligente, sua educação, saúde e nutrição afetarão o desenvolvimento cognitivo geral do indivíduo.

5 coisas que vão deixar o seu filho mais inteligente

  1. Abrace. Diferente do séculos passados onde a mãe ficava em casa e o pai saía para trabalhar, a família moderna é diferente. ...
  2. Estimule o pensamento. ...
  3. Estabeleça rotinas. ...
  4. Assista filmes educativos. ...
  5. Brinque em família.

Existem diversas formas de classificar uma pessoa como gênio ou não. O Teste de Q.I. é uma delas. Nesse caso, com pontuações superiores a 140 pontos a pessoa pode ser considerada um gênio.

Mas dentro da cultura dos padrões de superdotação, gênio seria quem alcança pontuações acima de 144 pontos de QI, desvio padrão 15. Para ser mais exato e assertivo a nível mundial, acima de 99 de percentil”, detalha o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela.

As conquistas do brasileiro Caio Temponi, mostrado diversas vezes aqui no Só Notícia Boa, estão indo cada vez mais longe! Agora, o jovem de 14 anos acaba de ser aceito na Intertel – uma das sociedades de QI alto mais restritas do mundo – e foi reconhecido por ser mais inteligente que 99% da população mundial.

O Quociente de Inteligência (QI), padrão que mede a inteligência de uma pessoa, pode aumentar ou diminuir durante a adolescência, de acordo com estudo realizado pela University College London, publicado na revista Nature. O estudo é o primeiro a sugerir que o valor não é constante ao longo da vida.

A seguir, confira 8 sinais que não são tão óbvios de que você é uma pessoa inteligente:

  1. Ser curioso e questionador. ...
  2. Ter empatia é fundamental. ...
  3. Você é observador? ...
  4. Capacidade de autocontrole. ...
  5. Reconhecer os limites. ...
  6. Você sabe encarar o mundo? ...
  7. Capacidade de diálogo é essencial. ...
  8. Posso confiar em você?

O próprio Einstein afirmou uma vez que uma das chaves para sua inteligência era a habilidade de visualizar os problemas com os quais trabalhava. Então ele traduzia essas imagens visuais na linguagem abstrata da matemática.

Os genes responsáveis pela inteligência estão contidos no cromossomo X. É por isso que os filhos herdam a inteligência das mães. As filhas recebem a inteligência de ambos. No entanto, no caso das meninas, apenas 40% da inteligência da genitora é herdada.

Estudos neurológicos provam que a utilização do cérebro estimula a formação de novas conexões entre os neurônios (as chamadas sinapses), facilitando a comunicação entre as células e favorecendo o processo do pensar. A organização mental começa com os primeiros movimentos que o bebê faz e com a sua percepção destes.

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, sim. A análise virou notícia no Discovery News e indica que, quando as mães dão à luz seus filhos por parto normal, os níveis de uma proteína especial que auxilia a impulsionar o desenvolvimento intelectual se elevam.

No auge (seu primeiro ano pelo PSG), o camisa 10 chegou a ser avaliado com a média 8,95.

A cantora possui um QI de 140. Com um QI médio de 83 pontos, o Brasil está em 59º lugar neste ranking. Com 108 pontos, os habitantes de Hong Kong alcançam o maior quociente de inteligência do mundo.

Segundo testes de QI, a pontuação de Musk está em torno de 155.