É possível não ter clavícula?

Perguntado por: nzanette7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Segundo o ortopedista Marcelo Sternick, a ausência da clavícula é o principal sinal da doença. “Esse é o primeiro osso que aparece no corpo e, por isso, não tem como se formar tardiamente.

A displasia cleidocraniana (DCC) é uma doença bastante rara (1:1.000.000), causada por um defeito no gene CBFA1, o qual regula a diferenciação osteoblástica e a formação óssea apropriada. É transmitida de forma autossômica dominante, afetando principalmente os ossos do crânio e clavículas.

A displasia cleidocraniana (DCC), às vezes chamada de disostose cleidocraniana, é uma doença hereditária extremamente rara, causada por mutações genéticas, que afeta principalmente os ossos e os dentes. A DCC tem muitas características físicas marcantes, além de implicações sobre a saúde dentária.

A clavícula é um osso relativamente fino, com formato curvo , responsável pela sustentação do peso do braço . A largura e a altura dos ombros são mantidas pela clavícula. Quando uma pessoa sofre uma queda sobre o ombro , toda a energia do impacto é transferida para a clavícula , causando a fratura do osso.

A clavícula é um osso que ajuda nossos braços a se movimentar. Ela faz a ligação entre o braço e o tronco. Se você passar a mão do ombro até o meio do peito, você poderá senti-la!

Gaten Matarazzo, que interpreta o adorável Dustin de Stranger Things, falou abertamente à revista People sobre a displasia cleidocraniana, doença rara da qual sofre. As principais características da síndrome são o mau desenvolvimento das clavículas, a baixa estatura e a falha no nascimento dos dentes permanentes.

Ator de 17 anos extraiu 14 dentes para tratar displasia cleidocraniana.

A agenesia dentária (ou hipodontia) é a anomalia mais comum da dentição permanente e consiste na ausência congénita de dentes permanentes - ou seja, é um problema com o qual a pessoa já nasce. A prevalência da agenesia dentária varia de continente para continente. Na Europa, afeta 4,6% dos homens e 6,3% das mulheres.

Disostose cleidocraniana é uma síndrome genética rara com padrão de herança autossômica dominante. Suas manifestações mais comuns são aplasia ou hipoplasia de clavículas, fontanelas abertas e dentição anômala.

Gaten Matarazzo, de Stranger Things, sofre de displasia cleidocraniana e vai fazer uma cirurgia para ter dentes! Portador de uma doença que afeta o crescimento dos dentes, a chamada displasia cleidocraniana, o ator Gaten Matarazzo passou por mais uma cirurgia para que eles possam vir a se desenvolver normalmente.

Extremamente rara (1 a cada 1 milhão de pessoas apresenta a doença no mundo), a displasia cleidocraniana é mais comum em filhos de pais portadores da doença, mas também pode surgir em crianças cujos pais não sofrem com a síndrome.

Os sintomas da displasia variam de acordo com o local afetado pela doença. Em geral, o paciente apresenta fortes dores na região afetada. É essencial ter o acompanhamento de um médico de confiança e manter os exames sempre em dia para descobrir o problema logo no início e aumentar as chances de cura da doença.

A displasia fibrosa ocorre quando existe uma infiltração de tecido fibroso ao nível dos ossos, diminuindo a resistência destes, com o consequente surgimento de fraturas. É uma patologia predominantemente infantil.

Ao suspeitar de displasia, o veterinário costuma realizar um exame físico para verificar a sensibilidade apresentada pelo animal na articulação. No entanto, só um Raio-X será capaz de confirmar o quadro da doença, além de ajudar o veterinário a identificar o grau da displasia e de lesão da articulação.

Os membros superiores são formados por 64 ossos sendo 4 na cintura escapular (2 clavículas e 2 omoplatas), 6 nos braços (2 úmeros, 2 ulna, 2 rádio) e 54 nas mãos: escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato, hamato, metacárpicos, falange proximal, falange média, falange distal.

O número de quedas sobre o ombro, ou pancadas diretas na clavícula, foram os principais responsáveis por esse aumento. Outra lesão comum é a luxação acromioclavicular, que decorre também de queda sobre a face lateral do ombro.

fêmur

O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo.

Existem dois tratamentos disponíveis para a fratura na clavícula: o conservador, ou seja, em que não há a realização de procedimentos cirúrgicos, e a cirurgia. O médico especialista opta por um dos dois tratamentos, a partir do diagnóstico e com o tipo de fratura: Fratura transversa.

Essas fraturas podem causar dor, inchaço e, às vezes, uma protuberância ou nódulo quando o osso é quebrado. Os médicos geralmente identificam as fraturas da clavícula com base no exame físico, mas tiram radiografias para determinar o local exato da fratura e a extensão da lesão.

A clavícula é um osso longo, pelo que se apresenta formada por tecido ósseo compacto, disposto concentricamente em lâminas ósseas. Situa-se próxima ao ombro, na zona superior e anterior do tronco.