É possível não se apaixonar?

Perguntado por: emota . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

É verdade que algumas pessoas não conseguem se apaixonar, mas isso não significa que elas não possam amar. O amor do casal é apenas uma das muitas facetas do amor. Esse sentimento pode ser focado em outras direções, como família, amigos, um trabalho, uma causa ou todos os seres humanos em geral.

Sinais que alguém tem medo de se apaixonar
A este medo extremo de se apaixonar ou amar, é chamado filofobia. Na verdade, não é que a pessoa não quer se sentir amada, porque no fundo é o que mais deseja, mas o desejo que sente é equivalente a seu medo de sofrer e ser machucada.

Apaixonar-se pela primeira vez traz uma explosão de hormônios. Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

Um estudo de 2010 publicado na revista Evolutionary Psychology descobriu que, embora os homens não possam verbalizá-lo, eles se apaixonam mais rápido que as mulheres.

Por que as pessoas se apaixonam? De acordo com uma tese sobre a paixão, as pessoas se apaixonam para exercerem, inconscientemente, um processo chamado de auto-expansão, que nada mais é do que, basicamente, um meio para nosso rápido crescimento pessoal.

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

A psiquiatra pesquisa temas como sexualidade e relações humanas e defende que, até onde a ciência tem evidências, o tempo de duração da paixão é de seis meses a no máximo dois anos, em média.

Pode ser que questões internas, ou simplesmente a falta de oportunidade faça uma pessoa não se apaixonar, pode ser que alguns sintam falta mas também considero possível, e viável viver sem paixões mas com amores, ou amor, mas serenos.

Filofobia é o medo irracional de amar ou se apaixonar por alguém. Este tipo de fobia pode ser desencadeada a partir de um intenso trauma emocional relacionado com o sentimento de amor.

88 dias

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

É só atração sexual? Para saber se você está apenas com segundas intenções com alguém, é preciso se autoanalisar e, quem sabe, chegar a um diagnóstico. “A paixão é mais profunda, exige mais de você. Ela te faz pensar mais, desejar mais e querer mais do outro”, explica a psicóloga.

Apaixonar-se rapidamente pode ser um sinal de um profundo medo da solidão. Como em nossa cultura não ter um parceiro é visto como algo ruim, as pessoas com medo de ficar sozinhas patologicamente procuram estar acompanhadas de alguém.

Em resumo, não existe um feitiço para fazer alguém se apaixonar por você. Invista no seu encanto pessoal e ele fará o trabalho por si só. E, acima de tudo, perceba o ser maravilhoso que você é e então, magneticamente, atrairá uma pessoa para dividir seus momentos de paixão.

Sagitário

Sagitário. Em primeiro lugar na lista de signos que se apaixonam à primeira vista está Sagitário. Isso porque os nativos desse signo valorizam tudo aquilo que é espontâneo, enxergando muita beleza no natural. O sagitariano se empolga com pequenos encontros, tornando aquele momento uma grande aventura.

Três signos que se apaixonam facilmente (e com muita intensidade)

  • 1- Balança (23 de setembro a 22 de outubro) São naturalmente românticos e não perdem tempo quando chega a hora de dizer amo-te. ...
  • 2- Peixes (20 de fevereiro a 20 de março) ...
  • 3- Leão (22 de julho a 22 de agosto)

Uma pesquisa realizada pela Opera North afirma que uma pessoa só se apaixona em média quatro vezes durante a vida. Os resultados sugerem que a média de idade para se estabelecer é de 27 anos, e 33% das pessoas faz isso com seu primeiro amor.