É possível não amar os pais?
Não, não é errado isso. Se o vínculo afetivo não foi construído e alimentado devidamente, o amor não cresce. Não precisa procurar justificativas que amenizem para si e para os outros certas atitudes dos pais que o envergonham, humilham ou agridem. Eles são humanos e passíveis de erro, como qualquer um.
Porque os filhos não dão valor aos pais?
As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.
É normal não sentir afeto por ninguém?
Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.
É normal sentir raiva do pai?
Sim, é comum sentir algum tipo de ressentimento a questões relacionadas ao seu passado e é para lidar com situações assim que seria interessante ter algum acompanhamento com profissional da área de psicologia. Lidar com questões do passado é sempre complexo e muitas vezes reverberam no seu tempo presente.
Por que não consigo abraçar meus pais?
Você pode demonstrar o teu amor, o teu afeto de muitos modos... a tua "dificuldade" pode ser apenas uma característica tua. Há pessoas que não suportam abraçar, serem abraçados, ter muito apego, serem "grudentos", são mais reservados, e, está tudo bem, nada está errado.
O que a falta de amor dos pais pode causar?
O grande problema da falta da figura materna ou paterna, não permite estabelecer um vínculo entre eles e as crianças, podendo desenvolver problemas de saúde e até aversão a presença dos pais. Além disso, sua presença é crucial na formação de caráter e afetividade que o pequeno desencadeará com outras pessoas.
É normal sentir raiva da mãe?
Em muitos casos, o sentimento ainda é fruto de um desgaste diário que envolve diversas funções e responsabilidades acumuladas no papel de mãe e cuidadora de uma criança. "A sobrecarga física e mental pode ser grande, o que acaba levando a um excesso de irritabilidade e explosões de raiva.
Quando os filhos culpam os pais por tudo?
Procure ajuda especializada: Se você não consegue mudar sozinho nem se esquecer de toda a carga passada, procure ajuda. Há muitos profissionais que podem auxiliá-lo a dar um primeiro e importante passo. Faça diferente, mesmo que aos poucos: Ninguém muda atitudes que já estão enraizadas de uma hora para a outra.
O que são pais tóxicos?
Pai ou mãe tóxico é aquele que causa danos à saúde mental do filho, ainda que possam agir propositalmente ou de modo involuntário, falas, atitudes também externam críticas e crenças negativas.
O que fazer quando um filho te mágoa?
Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:
- Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
- Admita o erro. ...
- Peça desculpas por isso. ...
- Corrija o erro.
O que é ter um bloqueio emocional?
O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.
O que é Malaxofobia?
Termo usado para explicar o medo irracional de se envolver em jogos amorosos. A pessoa evita carícias, beijos, preliminares, tudo relacionado ao jogo da sedução, do contato íntimo com o outro (e não só amoroso, sexual). Para quem sofre desta fobia é impensável se envolver com alguém.
Qual doença impede a pessoa de amar?
Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.
É errado não amar o pai?
Olha, está tudo bem se você não ama o seu pai. Não sinta culpa por isso. Você não está só nesse sentimento, na verdade boa parte de nós tem sentimentos confusos sobre essa relação, mas se sente coagido demais pela sociedade para ter coragem de confessar.
O que fazer quando seu pai é tóxico?
Da mesma forma que um pai ou mãe tóxica deve procurar ajuda profissional, a terapia pode ser fundamental para recuperar a autoestima, autoconfiança e autonomia de filhos de pais tóxicos. Por isso, não deixe de procurar esse apoio e invista na sua saúde mental.