É possível mudar o corpo depois dos 40 anos?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Manter a forma depois dos 40 pode parecer difícil, mas não é impossível. A idade, o estilo de vida e a alimentação podem ir reduzindo a nossa massa muscular. No entanto, a combinação de hábitos saudáveis com um treino inteligente pode ajudar a manter o corpo saudável e em forma.

As principais fontes de proteína são carne, frango, ovo, laticínios e leguminosas, como feijão e lentilha. Em alguns casos, é recomendado acrescentar suplementos, como o whey protein. A indicação é que pessoas com mais de 40 anos consumam de 1,5 a 1,7 grama de proteína por quilo corporal diariamente.

Como ganhar massa muscular depois dos 40 anos

  1. Dica #1: Vá a um nutricionista.
  2. Dica #2: Coma proteínas.
  3. Dica #3: Descanse bem.
  4. Dica #4: Seja frequente nos treinos.
  5. Dica Final: Faça da sua rotina um momento de lazer.

Como perder barriga depois dos 40 anos? Dicas

  1. Déficit calórico controlado. ...
  2. Como perder barriga depois dos 40: treine o corpo todo. ...
  3. Aumente o consumo de proteínas. ...
  4. Faça exercícios abdominais. ...
  5. Alinhe dieta e treinos (musculação e cardio)

Geralmente, o tempo estimado para o ganho de massa é de 6 meses. O biotipo do praticante de musculação e sua carga genética podem influir, mas o importante é se exercitar de forma correta e regular, obedecer aos períodos de descanso e ter uma alimentação adequada.

Resultados de médio prazo
Esses resultados costumam aparecer entre 3 a 8 meses de treinamento direcionado, onde começa a se perceber, além de um melhoramento na condição física, uma mudança estética, onde podemos ver um crescimento e definição dos músculos.

Veja, a seguir, quais suplementos são essenciais para quem tem mais de 40 anos.

  1. Magnésio.
  2. Vitamina K2.
  3. Vitamina D.
  4. Glicina.
  5. Ômega 3.
  6. Coenzima Q10.

A vitamina A é importante no processo de força e desenvolvimento de músculos e ossos. Além de todos os outros benefícios para a saúde, ela está envolvida na síntese de proteína, o que interfere no reparo muscular. Ela também é precursora de alguns hormônios, como a testosterona, que promove o ganho de massa magra.

Por isso, vale incluir no cardápio alimentos como ovos, queijos de todos os tipos, iogurtes, Whey Protein, proteína vegetal em pó, tofu e quinoa. A médica diz que para ganho de massa muscular e diminuição da flacidez de quem malha no horário matutino, tomar o café da manhã é uma boa opção antes ou depois do treino.

Colágeno. O colágeno é a principal proteína dos músculos. Como sua produção pelo corpo reduz com o passar dos anos, é recomendado como suplemento feminino para ganho de massa muscular principalmente após os 30 anos. Seu consumo auxilia a evitar a perda muscular, formação de novos músculos, além de força e resistência.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

1. Vitamina de banana e amendoim. Por conter banana e amendoim, essa vitamina é rica em carboidratos e gorduras saudáveis que aumentam a energia durante os treinos, melhorando o desempenho físico. Já o leite contém proteínas que promovem o ganho de massa muscular.

Não é à toa que o Whey Protein é um dos suplementos mais recomendados para quem deseja turbinar o treino para bumbum. Além de aumentar a força e o rendimento físico, ele melhora a recuperação após os exercícios e aumenta a produção de músculo.

Tanto yoga quanto o pilates são recomendados para pessoas acima de 40 anos. Durante a prática o equilíbrio, a flexibilidade e a força são trabalhados. Dessa forma, a saúde mental também é beneficiada, visto que essas atividades melhoram os sintomas de ansiedade, promovendo o bem-estar no geral.

Ao mesmo tempo, à medida que envelhecemos, fica mais difícil perder peso, já que nossa composição corporal muda. Isso é parte de um processo natural, diz Michael Symonds. "Entre os 30 e 40 anos, as pessoas tendem a se exercitar menos, e mudanças no metabolismo causam uma predisposição ao maior acúmulo de gordura."

Álcool, frituras e fast food no geral são os principais culpados pelo ganho de tecido adiposo no abdômen. Então, se você controlar seu apetite e conseguir manter um estilo de vida saudável graças a uma boa dieta, será mais fácil queimar gordura da barriga.

5 esportes eficientes para garantir um corpo definido

  1. Natação. A natação é um esporte bastante completo, pois ajuda tanto no processo de emagrecimento quanto na definição dos músculos. ...
  2. Ciclismo. ...
  3. Corrida. ...
  4. Muay Thai. ...
  5. Tênis.

Melhores exercícios para afinar a cintura

  1. Abdominal lateral.
  2. Bambolê
  3. Abdominal cruzado.
  4. Girar e pular.
  5. Abdominal com bola.
  6. Prancha com perna elevada.
  7. Prancha tradicional.
  8. Sentar e alongar.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Portanto, para secar e definir os músculos do abdômen, deve-se realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, e que ajudam a fortalecer a região abdominal, além de manter uma dieta rica em proteínas e fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a tirar a sensação de inchaço.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.