É possível mudar o caráter de uma pessoa?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

É possível mudar uma pessoa? Apesar de o caráter ser moldável, nem sempre é possível provocar a mudança desejada. O psicólogo Zwinglio Christopher de Oliveira explica que a base de qualquer mudança é a percepção da necessidade de se mudar e um desejo real de realizá-la.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Quando falamos em corpo fala, corpo revela, corpo explica, todo cuidado é pouco. Realmente isso existe, mas devemos entender essa leitura com profundidade e em que contexto iremos aplicar. Dizem por ai que Reich definiu 5 tipos de caráter – Esquizóide, oral, psicopata, masoquista e rígido.

Por outro lado, as pessoas de caráter fraco são aquelas que em situações difíceis ou nem precisam ser difíceis, tomam atitudes erradas, como mentir, roubar. E muitas vezes fazem isso para prejudicar outra pessoa.

Mau-caráter é um adjetivo que qualifica o indivíduo que apresenta um caráter negativo, duvidoso, capaz de praticar atos desleais, maldosos e traiçoeiros. Uma pessoa mau-caráter não é considerada confiável e honesta.

O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.

É o caráter — um caráter formado por meio da obediência às leis da vida conforme reveladas pelo evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância. [Ver João 10:10.] A principal preocupação do homem na vida não deve ser a aquisição de ouro, fama ou bens materiais.

Caráter de uma pessoa se forma especialmente até os 5 anos de idade.

A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente perante os outros, causando prejuízo a terceiros e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato.

Em Marcos 7:20,21, lemos o seguinte: “[…] O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos […]”. Portanto, as atitudes que geram mudanças verdadeiras e perenes devem provir do coração.

Dicas Para Lidar Com a Falta de Caráter Sem Se Prejudicar

  1. 1 – Mantenha Sempre o Respeito. ...
  2. 2 – Defina uma Distância Segura. ...
  3. 3 – Evite Tomar Atitudes Com Raiva. ...
  4. 4 – Entenda Que as Atitudes do Outro Não Te Pertencem. ...
  5. 5 – Tente o Diálogo.

Assim, quando afirmamos que alguém tem caráter, isso ocorre porque essa pessoa apresenta traços de honestidade, sensatez e senso de justiça. Em contrapartida, um indivíduo sem caráter é aquele mais propenso a realizar atitudes que podem prejudicar outras pessoas em benefício próprio.

Traços de caráter são aspectos do comportamento de uma pessoa que são valorizados pela comunidade ou pela sociedade ao seu redor.

Na Psicologia, o caráter é definido como parte da personalidade, sendo um aspecto único de como cada indivíduo deve agir. Mesmo que indivíduos possuam atitudes parecidas, sua composição interna difere vigorosamente uma da outra.

O nosso corpo diz muito sobre nós, o que expressamos gestualmente não condiz com aquilo que desejamos transparecer. No entanto, está relacionado com o que de fato estamos vivendo internamente. Seu corpo descreve tudo sobre você, gestos e sinas.

Os rígidos são pessoas extremamente competitivas. Esse é o maior recurso deste traço de caráter. São proativas, dadas a ação, executoras, fisicamente e emocionalmente. Um corpo e uma mente extremamente preparados para competir e ganhar.

O bom caráter apresenta um comportamento honesto, correto, firme, e que se baseia em outras qualidades que seguem uma moralidade.

Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.

Quando dizemos que alguém é mau-caráter, nos referimos a uma pessoa cuja personalidade não é confiável ou que não é honesta. Também podem ser relacionados aos sinônimos de mau-caráter os termos trapaceiros, desonestos, criminosos, caloteiros, charlatões, fofoqueiras entre outros.