É possível morar na Antártica?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

A Antártida é um local inóspito, sem grandes condições de habitabilidade. Villa Las Estrellas é uma das duas exceções onde é possível viver ... Morar na Antártica exige planejamento. Os itens de higiene pessoal, como pasta de dente e sabonetes, precisam ser trazidos do continente e armazenados, ...

Para chegar à Antártica existem duas opções: você pode ir de navio partindo da costa chilena ou argentina numa viagem que dura três dias atravessando o Estreito de Magalhães, uma das regiões mais turbulentas dos oceanos. A outra opção é voar da base chilena de Punta Arenas, a cidade que fica mais ao sul do continente.

Eles são permanentes e normalmente, uma construção grande dividida em quartos; também pode ser uma série de pequenos iglus interligados por túneis, criando um complexo habitacional na neve.

O sol da meia-noite ocorre por causa da inclinação do eixo terrestre em relação à órbita traçada por nosso planeta ao redor do Sol. A inclinação terrestre é de 23 graus, o que é suficiente para deixar uma das regiões polares do planeta sempre exposta à luz do sol, de acordo com a época do ano.

Não existem cidades na Antártida, mas dezenas de estações de pesquisa de diferentes países estão espalhadas por todo o território e funcionam como minicidades, com médicos, alojamentos e oferta de serviços essenciais.

A geleira Thwaites da Antártica é conhecida como “geleira do Juízo Final”, devido ao sério risco que representa durante seu processo de derretimento. Ele despejou bilhões de toneladas de gelo no mar e seu desaparecimento pode levar a mudanças irreversíveis em todo o planeta.

Em baixo da espessa camada na Antártida, se esconde a Cordilheira de Gamburtesev. Exploradores soviéticos descobriram ainda nos anos 50 uma cadeia de montanhas comparáveis ao tamanho dos Alpes, na Europa. Porém, infelizmente, a cordilheira está em baixo do gelo.

Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia.

#1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios. #2 Apesar de ser coberta de gelo, a Antártida é tão ou mais seca que os desertos quentes.

A Antártida sempre tem pelo menos 98% de seu território coberto de gelo. Ao contrário da calota gelada do Ártico habitada pelos inuits, é uma grande massa de terra cercada de água e sem população autóctone: ninguém vai para passar a vida lá - geralmente só fica um tempo e vai embora.

Há muita discussão sobre o nome do continente gelado. O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também. Na Secom, definimos Antártida como padrão para o nome do continente.

A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações, como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, China, Brasil, Polônia, Austrália, Rússia e outras.

A população da Antártida varia entre 1000 no inverno e 4000-5000 pessoas no verão, o que inclui não somente aquelas presentes em terra como também indivíduos que trabalham nas embarcações atracadas no continente.

A neve que vai caindo sobre o iglu terminado congela sobre os blocos e cria uma capa de gelo bastante resistente. É isso que faz com que ele aguente a água e o vento. A temperatura dentro do iglu pode chegar a 16°C.