É possível melhorar a morfologia dos espermatozoides?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Ainda não há formas comprovadas de como melhorar a Morfologia dos espermatozoides, porém alguns hábitos são reconhecidamente prejudiciais para a fertilidade masculina. Dessa forma, é sempre indicado não abusar de álcool nem de cafeína, não fumar, usar drogas ou anabolizantes.

Espermatozoides com defeitos ultraestruturais que levam à ausência de motilidade precisam, necessariamente, ser colocados no interior do óvulo com o auxílio da FIV com ICSI (injeção intracitoplásmica de espermatozoides) para que haja possibilidade de gravidez, ainda que reduzida.

Proviron

Proviron® Proviron® (mesterolona) aumenta o número e melhora a qualidade dos espermatozoides e do sêmen, o que aumenta a fertilidade masculina. É apresentado em comprimidos de 25 mg e a forma de uso e a duração do tratamento devem ser determinados por um médico de família ou urologista.

vitamina D

A vitamina D consegue atuar nos testículos e auxilia na manutenção da sobrevivência e das funcionalidades dos espermatozoides já maduros. Sua deficiência provoca redução do volume de gametas e diminuição da fertilidade masculina. Ela auxilia na espermatogênese, processo de produção de espermatozoides no organismo.

Espermograma. No caso dos homens, o espermograma é o principal teste de fertilidade e busca avaliar a quantidade e características dos espermatozoides presentes no sêmen.

O termo astenozoospermia refere-se aos defeitos na motilidade dos espermatozoides. Trata-se de uma condição masculina que pode representar um grande problema para a fertilidade. É uma situação na qual as células reprodutoras do homem não têm motilidade suficiente para chegar até o óvulo no corpo da mulher.

A morfologia estrita de Kruger é um tipo de análise da qualidade dos espermatozoides produzidos pelo testículo do homem que leva em consideração a forma dos gametas. É um dos critérios avaliados no exame de espermograma, um dos principais testes realizados no homem quando há suspeita de infertilidade conjugal.

Exercite-se regularmente. O exercício não só melhora a sua confiança e desempenho físico – também pode aumentar fertilidade masculina, elevando os níveis de testosterona. Estudos mostram que homens que se exercitam regularmente têm níveis mais altos de testosterona e melhor qualidade de sêmen do que homens inativos.

Logo, não é possível dizer, com precisão, qual a quantidade de espermatozoide para engravidar. Isso porque a diminuição do número da contagem no sêmen não anula as chances de uma gravidez, mas quanto menor o volume de líquido seminal, mais difícil é engravidar naturalmente.

Em muitos casos, apenas mudando os hábitos já é possível perceber aumento da contagem de espermatozoides, porém, alguns homens precisam de cirurgia ou medicamentos para repor os hormônios ou tratar inflamações.

O clomifeno2 para homens estimula a vesícula seminal e as glândulas prostáticas para a maior produção de sêmen por aumentar consideravelmente a testosterona. Ele age diretamente na glândula pituitária, que estimula secreções hormonais importantes no organismo.

Infertilidade masculina tem cura? Sim. Em algumas das causas e para as demais, existe sempre a chance de usarmos as técnicas de reprodução assistida.

Azoospermia. Azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen – ejaculado. Pode ser considerada como obstrutiva e não obstrutiva.

Conheça os 6 principais tratamentos para infertilidade masculina

  1. Medicamentos. Antes de tudo, é preciso fazer uma série de exames para determinar quais as causas da infertilidade. ...
  2. Tratamento hormonal. ...
  3. Cirurgias. ...
  4. Inseminação artificial. ...
  5. FIV (Fertilização in vitro) ...
  6. ICSI.

Quando apresentam normalidade, movem-se de forma progressiva até o gameta feminino. Na astenozoospermia, os gametas masculinos podem não apresentar motilidade suficiente ou adequada para esse processo. Sendo assim, a fecundação pode não acontecer.

A comprovação biológica de infertilidade masculina pelo espermograma só é possível nos casos de ausência completa de espermatozoides ou na ausência completa de motilidade dos espermatozoides.

Isso mesmo, sim. No entanto, quanto maior o numero de espermatozóides com morfologia alterada, maiores as chances de infertilidade masculina ou maior o tempo para atingir gravidez natural e além disso também maior associação com outras alterações seminais como concentração e motilidade.

Os principais parâmetros do espermograma são a concentração, a motilidade, a vitalidade e a morfologia (formato do espermatozoide). São levados também em consideração o volume, a acidez e a existência de infecções.

O espermograma com morfologia de Kruger é um exame que avalia a concentração e motilidade espermática e também de maneira detalhada a forma dos espermatozoides com critérios estritos de Kruger.