É possível ler e ouvir música ao mesmo tempo?

Perguntado por: mgoulart8 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Isso acontece porque a audição e a visão (leitura) são processadas pela mesma região do seu cérebro. Ou seja, existe 'espaço' só para uma delas de cada vez. Não é possível focar plenamente nas duas coisas ao mesmo tempo, já que elas vão competir por essa via cerebral.

Tanto cantar quanto ouvir música e tocar instrumentos tem apresentado ótimos resultados. As atividades reduzem a ansiedade, aumentam a capacidade de foco e concentração, provocam relaxamento e, com tudo isso, melhoram a qualidade de vida de quem sofre com TDAH.

Ouvir uma música repetidamente por si só tem muito mais a ver com o seu momento especial de sensibilidade para determinada letra ou sonoridade, evocando os sentimentos que você quer aproveitar. Fique tranquilo. Não é um sinal de TOC, é um sinal de que você está vivo e adora música ou em especial esta música.

Melhora a retenção
Ninguém disse que ler é melhor do que escutar. Algumas pessoas preferem escutar livros ao invés de ler, porque nem todas as pessoas são iguais e nem todas as pessoas aprendem da mesma forma. Por isso, uma super sugestão é você praticar os dois ao mesmo tempo.

O que significa que para um leitor competente, ler um livro é mais rápido do que ouvi-lo. Este ritmo diferente está em parte relacionado com o tempo que demoramos a fazer a codificação, um processo cognitivo que armazena as novas memórias, para que recordemos aquilo que lermos ou ouvimos.

Segundo especialistas, a escuta ativa influencia o desenvolvimento da concentração, aguça os sentidos e a sensibilidade – promovendo a criatividade. Por isso, escutar música para foco ajuda a se concentrar nos estudos e serve como uma dica e tanto.

Ondas Beta:12 Hz a 40 Hz (alta)
Ter a quantidade certa de ondas beta nos permite focar e concluir tarefas escolares ou de trabalho com facilidade. Essas ondas são ideais para manter o foco consciente e para a resolução de problemas.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

PERSONALIDADES QUE SOFREM DE TDAH

  • Bill Gates. Por conta do TDAH, teve problemas na escola quando criança e, mais tarde, acabou abandonando Harvard antes de se formar. ...
  • Jim Carrey. ...
  • Sabrina Sato. ...
  • Michael Phelps.

Alguns cursos de faculdades adequados para pessoas com TDAH incluem Administração, Design, Comunicação, Tecnologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação, Artes Visuais, Marketing, Engenharia e Ciências da Saúde. Por isso, conheça uma lista das melhores profissões para quem tem TDAH. 1. Trabalhos agitados.

Eclético é o partidário de diversas formas de conduta ou opinião, aquele que aprecia diversos tipos de música, de comidas, de leituras, etc. É o partidário do ecletismo.

Músicas presas dentro da cabeça não caracterizam alucinações, podem ser características de pensamentos obsessivos, que sim, podem ser amenizados com acompanhamento psicológico e, se necessário, psiquiátrico.

Os idosos que sofrem com o problema tendem a ouvir uma lista de seis a dez músicas que se repetem constantemente em suas cabeças. Eles contam que o transtorno começa desde que acordam e vai evoluindo ao longo do dia, passando por suas tarefas diárias, como assistir TV. O problema só termina pouco antes de dormir.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

3 obedecer, seguir, acatar, atender, respeitar, observar, aconselhar-se. Tomar o depoimento de alguém: 4 interrogar, questionar, indagar, inquirir, interpelar, arguir, indiciar, sondar, perscrutar.