É possível laxante não fazer efeito?

Perguntado por: uveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

São muitas as variáveis que podem interferir no tempo de um laxativo, tanto para começar a fazer efeito quanto para a sua ação passar. A verdade é que desde o mecanismo de ação até como o organismo da pessoa reage ao laxante pode impactar na duração do seu efeito.

Aumentar o consumo de líquidos
A água é parte importante para a formação do cocô,¹ sua consistência e textura (que costuma ser duro e ressecado em quadros de constipação) e para o trânsito intestinal. Ou seja, o transporte das fezes até o reto, para sua eliminação.

Remédio para evacuar de imediato
Os laxantes são usados de forma emergencial para o alívio imediato dos sintomas da prisão de ventre. As formulações com bisacodil, glicerol, sulfato de sódio, lactulose e hidróxido de magnésio agem em um período que varia entre 20 minutos a 12 horas.

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem serem mastigados ou cortados, com o auxílio de água para facilitar a ingestão. É aconselhado tomar Lacto Purga a noite, para que a evacuação aconteça já pela manhã. A dosagem aconselhada é de 1 a 2 comprimidos por dia, ou conforme a solicitação de seu médico.

O uso a longo prazo em altas doses pode causar diarreia crônica, dor abdominal, diminuição do potássio no sangue, produção excessiva do hormônio aldosterona, causando aumento da pressão arterial e cálculo renal.

Os laxantes estimulantes, que estimulam o funcionamento do sistema gastrointestinal e por isso podem causar cólicas, costumam ter ação de 6h a 12h. Já os osmóticos, que facilitam a evacuação tornando as fezes mais macias, têm ação mais duradoura, podendo ir de 24h a 72h.

*As crianças não deverão tomar Dulcolax sem consulta prévia do médico. Adultos e crianças a partir dos 10 anos: 1 a 2 comprimidos por dia (recomenda-se começar o tratamento com 1 comprimido por dia)

O bisacodil5, princípio ativo de Dulcolax4, estimula o movimento natural do intestino, o que promove o acúmulo de água dentro do órgão, hidratando mais as fezes e facilitando sua eliminação. Quando comparado ao laxante osmótico, o tipo estimulante tem ação bem mais rápida: se inicia de 06 a 12 horas após o uso1.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Não se desespere acreditando no mito de que se deve evacuar todos os dias. Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

Muvinlax é um medicamento indicado para pacientes que estejam com prisão de ventre ou quando há fezes endurecidas presas no intestino.

Recomenda-se tomar à noite, para que se obtenha evacuação na manhã seguinte. Crianças não devem tomar GUTTALAX sem orientação médica.

Os laxantes formadores de massa (como as fibras) precisam de uma ingestão abundante de água para que o bolo fecal seja expelido. Se não houver essa ingestão de água, as fibras vão fermentar, levado à distensão do intestino e consequente dor abdominal.

Adultos. Para obter a evacuação completa do intestino, a dose recomendada para adultos de Lacto-Purga® é 2 a 4 comprimidos revestidos na noite anterior ao exame seguido de supositório na manhã do exame.

Doses excessivas de LACTO PURGA® junto com diuréticos (aumenta a produção de urina, como a furosemida), ou adrenocorticoides (como a dexametasona) podem aumentar o risco de perda de sais minerais. A perda de sais minerais pode aumentar a sensibilidade aos glicosídeos cardíacos (como os digitálicos).

Além de tudo o que conversamos até aqui, é importante deixar claro que os laxantes não são indicados para mulheres grávidas e pessoas que apresentam vômitos e náuseas, uma vez que o remédio pode aumentar a desidratação e causar outros incômodos, dores e, até mesmo, doenças.

A resposta é simples: não, o laxante não emagrece. Ele não é capaz de fazer o corpo eliminar a gordura acumulada. Contudo, a nutróloga Fernanda Cortez explica que a falsa sensação de perda de peso acontece devido à redução do inchaço e à perda de líquidos provocados pelo funcionamento mais rápido do intestino.

LACTITOL e Lactulose são dissacarídeos sintéticos que funcionam plenamente como laxantes osmóticos. Dentre estes, o LACTITOL devido ao seu sabor mais palatável é melhor tolerado e, portanto, mais eficaz do que a Lactulose (5).

O ínicio da ação ocorre após 6 a 12 horas, sendo determinada pelo tempo de formação das fezes. Indicado para prisão de ventre, no preparo para procedimentos diagnósticos, no pré e pós-operatório e em condições que exigem evacuação facilitada.

Adultos: Tomar 2 comprimidos em jejum ou ao deitar. Crianças com mais de 6 anos: 1 comprimido em jejum ou antes de deitar. A dose máxima é de 4 comprimidos diários, para adultos e 2 para crianças.

A maioria dos medicamentos não indica o uso por mais de uma semana (7 dias consecutivos). O mais indicado é conversar com um médico para entender por quantos dias usar o laxante, além de saber mais sobre a dosagem, que não deve ser excedida.