É possível instalar cinto de 3 pontos no banco do meio?

Perguntado por: vAvila . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A resposta? Tudo é possível. Mas, na prática, é inviável: adaptá-los exigiria inúmeras modificações na estrutura da carroceria e do próprio banco. Mais simples e muito mais econômico trocar o carro por outro que já tenha estes dois dispositivos instalados na linha de montagem.

Adaptações. Desde 1º de janeiro de 2020, todos os carros devem sair de fábrica, obrigatoriamente, com o cinto de três pontos. A resolução nº 518 do Contran, de 29 de janeiro de 2015 estabeleceu a mudança.

O Código de Trânsito Brasileiro - Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 - determina no seu art. 65: "É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional". Muitas vezes estamos no veículo de um amigo.

Quando for usar terno, não tem erro: o cinto deve ser do mesmo tom e material do sapato. Com terno azul-marinho ou cinza, tanto o preto quanto o marrom caem bem. Já com os de cor marrom, é melhor combinar com sapatos e cintos de couro marrom, de preferência mais escuros.

O valor da multa para essa infração é o mesmo para o condutor sem cinto de segurança, conforme estabelecido no artigo 167 do CTB. A infração é considerada grave e gera uma multa no valor de R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

A obrigatoriedade de espelhos retrovisores nos dois lados do veículo só se dá para os modelos posteriores a 1998, o que isenta os veículos antigos. Estes são acessórios que dificilmente alguém dá atenção. E se tratando de veículo antigo, é raríssimo alguém mantê-los em ordem.

Cinto pélvico ou abdominal
Esse cinto de segurança para cadeira de rodas é o mais básico e consiste em uma única faixa que passa pelo abdômen de um lado para o outro. Sua principal característica é que ele ajuda a manter a pélvis junto ao encosto, evitando deslizamento e prevenindo deslocamentos involuntários.

No carro com cinto de três pontos, é importante só dispensar o assento elevado se a criança tiver 1,45 m ou mais. No caso do cinto abdominal, este poderá, segundo o Contran, ser usado no banco de trás por crianças a partir de 4 anos, sem necessidade de assento elevado.

2- Cinto de 3 pontos
É tipo como o mais eficiente dentre os modelos de cinto de segurança por permitir a segurança completa de seus usuários. Além disso, estudos também comprovam a eficácia do dispositivo em função da maior absorção de impactos ocasionados por frenagens bruscas e acidentes.

Criado pela Volvo em 1959, o cinto de segurança de três pontos tinha o objetivo de reduzir as lesões dos ocupantes do veículo em caso de colisão, se comparado ao cinto de dois pontos, o chamado cinto subabdominal.

A resolução 277, que altera o artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, não se aplica a veículos de transporte remunerados como táxis, ônibus e peruas escolares. Bebês até um ano devem ser transportados no bebê conforto, com a cabeça voltada para os fundos do veículo.

Uso obrigatório também no banco de trás
De acordo com a especialista em Direito de Trânsito, Mércia Gomes, o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes de um carro, conforme o artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Eduardo Biavati, consultor em segurança no trânsito, diz que o uso do cinto é colocado como dispensável porque é difícil que um ônibus percorra mais de 800 metros sem ter uma parada e como as viagens devem ocorrer no máximo a 50 km/h, é vista como aceitável a ausência do equipamento.

Adultos e crianças, que podem usar os cintos de segurança padrão, não devem usar um extensor. O uso desnecessário do extensor poderá resultar em ferimentos graves em caso de acidente.

terno azul-marinho

Dessas três opções, a mais chique e bacana é o terno azul-marinho, que é mais elegante para trabalhar, ir a um casamento ou participar de uma entrevista de emprego. Quanto às tonalidades de cinza, cada uma tem suas especificidades. O cinza-claro só deve ser usado até as 18 horas.

O cinto preto é um acessório versátil e combina com praticamente tudo. O legal de ter um cinto feminino nessa cor é que dá pra criar vários looks com apenas um item. Se você quer marcar a cintura e é mais magra, invista em um cinto de tamanho médio ou fino para fazer isso.