É possível ganhar massa muscular na natação?

Perguntado por: nsilveira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para quem não gosta de fazer musculação ou não tem a pretensão de gerar uma grande hipertrofia muscular, a natação é uma ótima opção.

Nenhum esporte faz crescer diretamente. Entretanto, a natação é o esporte que mais estimula o hormônio (GH/IGF-1). O que acontece é que a alta intensidade do treinamento parece ocasionar uma modulação metabólica importante.

Para além da respiração, quem pratica natação fortalece os músculos cardíacos também, graças aos movimentos das pernas, braços e tronco. Isso ajuda a reduzir a gordura em torno do coração, prevenindo doenças cardíacas.

A partir do segundo mês de aula, seu corpo começará a ganhar mais resistência, ou seja, você conseguirá nadar por mais tempo e aproveitará melhor os ensinamentos dados pelo professor. A força muscular está inteiramente ligada aos estilos do esporte: Crawl, Costas, Peito e Borboleta.

O tempo normal para que o ganho da massa muscular possa ser notado é de aproximadamente seis meses – que é o período que o corpo leva para se acostumar à atividade física, queimar a gordura e, então, apresentar resultados na musculatura.

Para a parte superior do corpo, a academia oferece equipamentos e treinamentos de alta intensidade para os ombros e os abdominais, mas em termos de resistência, a natação é melhor para fortalecer a parte superior do corpo.

Como acontece com todas as formas de exercícios aeróbicos, a natação também é uma ótima maneira de fortalecer os músculos e queimar gordura. Mas a natação traz um benefício adicional: nadadores normalmente gastam cerca de sete vezes mais energia para se mover em uma determinada distância em comparação com a corrida.

Assim sendo, considere nadar entre 3 a 4 vezes por semana. Tenha uma rotina com sessões de pelo menos 40 minutos. Com este tempo, é possível queimar 600 calorias, em média.

Natação alarga os ombros
Essas atletas treinam desde crianças e em um ritmo que a maioria das pessoas não é capaz de manter. Isso faz com que a musculatura ganhe um grande volume, principalmente na região das costas. Por isso, cria a sensação de que os ombros foram alargados.

5 dicas para melhorar seu desempenho na natação

  1. Treine com frequência. Essa dica é unânime, já que é a prática que leva à evolução e, consequentemente, à perfeição. ...
  2. Trabalhe com a intensidade. Varie os estímulos! ...
  3. Vá devagar (mas vá sempre) ...
  4. Reveze os estilos de nados. ...
  5. Equipamentos também são importantes.

Uma aula de natação queima, em média, 600 calorias por hora. Mesmo assim, se você nadar vários quilômetros por dia, você não vai emagrecer a menos que controle sua ingestão de alimentos. – Para perder peso, você precisa de um déficit calórico, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.

Geralmente, as atividades aquáticas exigem mais esforço do corpo, o que provoca, consequentemente, um cansaço corporal. Por isso, os praticantes têm a sensação de sonolência após saírem da água.

O nado de costas cansa menos do que o crawl, reservando assim mais energia para o borboleta. Em todos os nados deve-se inspirar pela boca, rapidamente, e expirar lentamente pelo nariz.

1 – Natação: Um dos esportes mais completos de todos, a natação emagrece e define o corpo. Ao nadar os quatro estilos, crawl, costas, peito e borboleta, a pessoa trabalha todos os músculos do corpo. Além disso, é um esporte divertido e relaxante, que ajuda também na redução da gordura corporal.

A natação é considerada um dos esportes mais completos que existem. Isso porque, ao nadar, você trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Não à toa, é uma das modalidades esportivas mais indicadas tanto para quem quer ganhar massa muscular quanto para quem busca definição e perda calórica.

7 exercícios para ganhar massa muscular

  • Levantamento de peso. Não é surpresa que o primeiro treino que vem à mente quando falamos sobre ganho muscular é justamente o levantamento de peso. ...
  • Treinamento suspenso ou TRX. ...
  • Pilates. ...
  • Funcional. ...
  • HIIT. ...
  • Natação. ...
  • Boxe. ...
  • Não esqueça da alimentação!

“É fundamental passar por exames médicos para saber se está apto para realizá-la. Isso porque a natação é indicada para crianças e não tem limite de idade. Mas pessoas com quadros de infecções pulmonares, rinites, faringites e sinusites devem evitar esportes aquáticos.”

Na natação, é principalmente a parte superior do corpo que é mobilizada. Principalmente os dorsais e os ombros, solicitados por todos os estilos. Nota que são um pouco menos quando nadas de bruços, mas, em contrapartida, os teus peitorais trabalham. Nadar permite também ter braços mais firmes.

Práticas como o treino funcional, algumas lutas e o pilates podem ser alternativas para ganho muscular, desde que pensados para essa finalidade. Aumentar o percentual de massa muscular e buscar definição corporal são dois objetivos comuns entre os praticantes de exercícios físicos.

Musculação primeiro
Como o sistema aeróbico é muito mais eficiente em termos de geração de ATP, o treinamento de peso em primeiro lugar pode ser benéfico porque permite que você chegue à porção de queima de gordura do treino mais rápido do que se você tivesse ido nadar primeiro.

Nadar no final da tarde ou no início da noite ajuda a ter uma boa noite de sono porque a liberação desses hormônios servirá como um sonífero natural para o seu corpo.