É possível ganhar 10kg de massa muscular em 1 mês?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Embora a quantidade exata de músculo ganho em um mês não possa ser determinada, recomenda-se que homens treinados ganhem uma média de cerca de 0,66 kg. Iniciantes podem se beneficiar mais porque é um estímulo novo e, portanto, tem um impacto maior. Neste cenário, o ganho é de cerca de 1,22 kg.

Simples assim. E quanto mais disciplinado e consistente você se manter nesta rotina de sinalizar e suprir nutrientes, mais rápido serão os ganhos. Com isto dito, uma pessoa que nunca levou a musculação a sério ou estava fazendo as coisas da maneira errada, poderá ganhar até 10kg de massa muscular naturalmente.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses.

Resumindo: de acordo com este estudo (que é muito semelhante a outros trabalhos do gênero), é saudável ter uma meta de ganhar até 1,8kg de massa muscular por mês se você treina e se alimenta da forma correta.

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.

Isso influencia na velocidade de ganho de massa por uma memória muscular. De acordo com o modelo de Lyle Mcdonald: no primeiro ano de treino você tem um potencial em ganhar 9–11kg de musculo, segundo ano algo em torno de 4–6kg, terceiro ano 2–3kg e quatro anos a mais de treino algo próximo de 1–1.5kg.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. "Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo", explica.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

GH – Hormônio do Crescimento

GH – Hormônio do Crescimento
O GH é responsável pelo crescimento de todo o corpo, fazendo parte da relação entre hormônios e massa muscular. Sintetizado e secretado por células localizadas na hipófise anterior, o GH é importante para a manutenção de um ambiente anabólico onde há preservação da massa muscular.

Para ganhar massa muscular é preciso comer alimentos ricos em carboidratos complexos e proteína de alta qualidade, que podem ser de origem animal e vegetal, além de gorduras boas. As proteínas ajudam na reparação e construção dos músculos, enquanto os carboidratos e a gordura são fonte de energia.

Se você quer saber se é possível ganhar massa muscular rápido, saiba que o tempo para ganhar massa muscular é muito variável entre os indivíduos. O ganho de 3 a 5 kg de músculos pode variar de 1 até 6 meses, dependendo de cada organismo.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Essas rupturas serão fundamentais para o fortalecimento muscular, por mais que sua formação ocorra com dor. Aqueles que buscam a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume dos músculos, irão sentir mais essa dor muscular após a atividade física.

Quando o objetivo é hipertrofia, a maioria das pessoas já sabe que as proteínas são importantes e fundamentais nesse processo. Um total de 1.4 a 2.0 g de proteína/kg de peso é necessário para esse objetivo.

Ganhar massa muscular para ter mais saúde e qualidade de vida é relativamente fácil - mas ganhar massa muscular para ficar “musculoso” é difícil, e requer muita disciplina e dedicação.

Valores normais de BCM proporcional à massa magra estão na faixa de 53 a 59% para homens e 50 a 56% para mulheres (18 a 75 anos).

A adrenalina é um hormônio ou neurotransmissor que atua promovendo o aumento da taxa metabólica, da liberação de glicose e de ácidos graxos livres no sangue. Quando a adrenalina é liberada em grandes quantidades, pode causar espasmos involuntários, gerando tremores.

Mas o que talvez você não saiba é que, quando você procura isso, você está se referindo à recomposição corporal, ou seja, mudar a proporção de gordura e músculo no corpo ao mesmo tempo. Quando você tem um sobrepeso muito grande, o foco deve ser primeiro perder a gordura para depois focar nos músculos.

4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito

  1. Você sai da academia sentindo-se melhor do que quando chegou. ...
  2. Você eleva sua frequência cardíaca. ...
  3. Você atinge sua RPE ideal. ...
  4. Você aumenta a intensidade e carga dos exercícios regularmente (sem sentir dor)

O mínimo aceitável para ter bons resultados com treinos de força é de pelo menos 3 vezes na semana, com duração média de 20 a 60 minutos. E o descanso de 48 horas para o grupo muscular exercitado é muito importante para ajudar na recuperação muscular e desenvolver o músculo”, esclarece a treinadora Lira Bueno.