É possível gabaritar uma prova de concurso?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

De toda forma, para gabaritar a prova do concurso, você deve: Esquematizar o edital do concurso que você deseja prestar; Organizar seu roteiro de estudos com base no edital; e, Intercalar o avanço na matéria nova com revisões sobre a matéria que você já estudou.

O que é Gabaritar:
Acerter todas as questões de uma prova.

No geral, para concursos com 50 questões, a maioria das bancas examinadoras exigem que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para se classificar, ou seja, é preciso acertar no mínimos 25 questões para passar.

Quer passar em concurso de Prefeitura? Veja agora!

  1. Conteúdo programático de concurso público.
  2. Escolha um bom material de estudo.
  3. Faça uma revisão completa dos conteúdos.
  4. Treine os conteúdos com exercícios e simulados.

Como já foi dito, os processos seletivos quase sempre possuem uma etapa textual. Isso acontece em diversos âmbitos. Logo, os vestibulares, Enem, em algumas seleção para empresas e concurso público têm redação.

1. BNDES. O concurso do BNDES é um dos menos concorridos, já que a seleção é para cadastro reserva e exige formação específica para cada cargo. A remuneração varia de R$3.900,00 a R$4.100,00.

Sim! Apesar do estudo para concursos públicos se beneficiar da especificidade, ainda é possível se preparar de maneira mais ampla e afunilar a sua procura com o surgimento de oportunidades. Nesse caso, contudo, a tática mais eficaz é o chamado estudo por carreiras.

Técnicas de chute para concursos: conheça alguns macetes

  1. Analise a construção da resposta na questão. ...
  2. Duvide de respostas categóricas. ...
  3. A alternativa A. ...
  4. Respostas absurdas. ...
  5. Atente-se às respostas muito longas. ...
  6. Assuntos desconhecidos. ...
  7. Número de questões.

Leia, anote e revise
Algumas técnicas renomadas sugerem que nas primeiras 24 horas, para cada hora de leitura, deve ser feita uma revisão de 10 minutos. Você pode fazer isso lendo anotações, criando resumos ou até através da gravação de trechos da aula ou de suas próprias explicações para escutar posteriormente.

Por exemplo, se a prova contar com 30 questões e a nota de corte for 4,3, o candidato precisa acertar pelo menos 12 questões para passar. Por outro lado, se a nota de corte for 5,5, o candidato precisa acertar 15 questões para passar.

Caso o candidato acerte 20 questões, ele obterá a seguinte pontuação: 20 x 3 – 20 x 1 = 40 pontos.

Assim, 30% de 300 é igual a 90.

Resposta verificada por especialistas
Em uma prova com 40 questões um candidato que acerte 70% terá respondido 28 questões corretamente.

Entretanto, para sair dos 70% de acerto, é necessária uma mudança de estratégia do estudo. Já que a pessoa não irá mais estudar de forma generalizada, tentando aprender o máximo possível. Ela irá na especificidade das matérias e assuntos com que menos tem afinidade e menos tem acertos.

O que significa nota de corte em concurso? A nota de corte pode ser simplificada como a nota do último candidato aprovado no concurso público. Por exemplo, se um determinado concurso possui 30 vagas, a nota do candidato aprovado em 30º lugar poderá ser utilizada como nota de corte para o próximo edital.

Descobrir o que vai cair na prova pode ser feito de várias formas. Isso inclui estudar o Programa todo, fazer as provas anteriores, entender como cada instituição trabalha (Cespe/Unb, Esaf, FCC, por exemplo), desenvolver e analisar estatísticas, reparar o que está acontecendo na época da prova.

Como interpretar um edital de Concurso

  1. 1 – Se adiante e busque ler o edital anterior. Comece lendo o edital do último concurso realizado pela instituição que você tem interesse. ...
  2. 2 – Leitura clara nos detalhes. ...
  3. 3 – Foco nos pré-requisitos. ...
  4. 4 – Faça um resumo do que você entendeu.

As disciplinas que são mais importantes nesses concursos, em geral, as mais comuns são:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Legislação Municipal;
  • Contabilidade;
  • Gestão pública;
  • Ética.

Mas de forma geral é preciso estudar sobre língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, legislação, conhecimento gerais e informática. Não se esquecendo que alguns concursos de prefeitura podem abordar questões referentes ao município.

Outros assuntos que você deve estudar se vai prestar concurso público:

  • Acentuação gráfica e crase;
  • Classes de palavras;
  • Coesão e coerência;
  • Concordância verbal e nominal;
  • Funções sintáticas;
  • Pontuação;
  • Regência verbal e nominal;
  • Semântica.

No geral, os seguintes erros costumam zerar a nota da redação: Fuga do tipo de texto solicitado (por exemplo, é solicitado um texto em prosa dissertativo-argumentativo, e o candidato escreve outra modalidade, como um poema ou uma narração); Fuga do tema proposto; Escrever a redação a lápis.