E possível gabaritar o Enem?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

É perfeitamente possível tirar mais de 1000 no Enem! Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

Aos 19 anos e recém-formado no ensino médio, Matheus Cacheffo de Amorim, de Dourados (MS), gabaritou a prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

Uma das dicas para não zerar a redação do Enem 2022 é não copiar trechos dos textos motivadores. Como o próprio nome sugere, esses parágrafos ajudam o estudante a refletir e ter inspiração para a produção escrita. A cópia dos textos motivadores resultará na perda de pontos e até mesmo na anulação da prova.

A nota máxima alcançada foi de 826,1 e a nota mais baixa, 295,2. Na prova de Matemática e suas tecnologias, a média registrada foi de 533,72. A maior nota foi de 953,1, e a menor de 310,4.

Esse foi o primeiro pensamento de Maitê Maria ao saber que tirou nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A média geral ultrapassou os 800 pontos.

É possível ingressar em diversas instituições de ensino com notas entre 550 e 650 pontos. Só que, para entrar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o ideal normalmente é que sua pontuação atinja entre 700 e 850 pontos ou mais.

Entre 1.019.144 de candidatos brancos que fizeram a redação do Enem 2020, 101.187 (9,92%) tiraram no mínimo 900.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

A restrição, mesmo que parcial de sono, tem impacto negativo na memória de trabalho e nas habilidades de pensamento estratégico, que são funções cognitivas associadas ao lobo frontal. "Durante o sono, o cérebro decide o que vai consolidar na memória do que foi aprendido no dia anterior.

Não serão computadas questões não assinaladas, marcações não preenchidas completamente ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de pontuação. Preste atenção!

O Enem 2022 teve como tema da redação "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", seguindo o estilo do exame de trazer problemáticas atuais para serem debatidas na prova.

Para formar a nota máxima dessa competência, que equivale a 200 pontos, o candidato deve garantir "estrutura sintática excelente", que admite apenas uma falha, e, no máximo, dois desvios. Caso contrário, a nota sofrerá desconto de acordo com número de erros cometidos.

Normalmente, os temas de redação são atuais. Por isso, uma forma de começar o texto é usar a palavra “Atualmente” e, logo em seguida, abordar o assunto.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta, mas tem alguns itens que são proibidos! São eles: Óculos escuros; Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

Apesar do Enem ser voltado para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, ele pode ser feito por qualquer pessoa com condições de responder a prova, por qualquer faixa etária.

Segundo o edital, muitas atitudes podem levar à desclassificação do aluno, algumas são mais conhecidas que outras. Pode ser eliminado o aluno que mentir as informações e a necessidade de acessibilidade durante a inscrição, com risco também de responder por crime contra fé pública.

A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.

Para que você tenha ao menos 700 pontos no Enem 2022, você deve acertar em média 110 questões, podendo ser da seguinte forma: Ciências da Natureza: 25 acertos, Ciências Humanas: 29 acertos, Linguagens e Códigos: 37 acertos e Matemática: 19 acertos.