É possível furar o tímpano com cotonete?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Ao limpar os ouvidos com cotonete o indivíduo pode causar uma lesão ao órgão, além de otites externas, infecções e lesões como perfurar o tímpano e, em último caso, pode até precisar de uma cirurgia para correção.

Um hábito comum que as pessoas têm é o de limpar os ouvidos com cotonete. O que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva. Infecções, inflamações, otite e até perfuração do tímpano são algumas delas.

Por ser muito sensível e fino, o tímpano pode ser perfurado facilmente! Com formato arredondado, ele vibra quando o som a atinge e transmite essa vibração para ossículos do ouvido médio, que por sua vez, o levam até a cóclea - que fica no ouvido interno.

As perfurações traumáticas costumam evoluir com dor imediata e sangramento, assim como dificuldade para escutar pelo ouvido afetado, sensação de abafamento e zumbido. Tontura e vertigem também são comumente associadas a esses quadros.

A resposta é não. Deve evitar utilizá-los, pois, além de poderem não remover a cera do ouvido, podem até ser perigosos. Ao serem inseridos no canal auditivo, estes objetos ficam próximos do tímpano e podem provocar a sua perfuração ou rutura.

O meato acústico externo é o canal que se estende do pavilhão auricular até a membrana timpânica, com 2 ou 3 cm de extensão.

Perfurações do tímpano são causadas por infecções do ouvido médio e lesões. A perfuração causa dor de ouvido súbita, às vezes com sangramento no ouvido, perda de audição, ou ruído no ouvido. Os médicos podem ver a perfuração com um otoscópio.

O tímpano perfurado geralmente pode se curar sozinho. Entretanto, ele também pode apresentar algumas complicações que exigem um pouco mais de dedicação para que o problema não se agrave. Como sabemos, a informação é a melhor prevenção para evitar problemas.

As pequenas perfurações do tímpano geralmente voltam ao normal em algumas semanas, mas pode demorar até 2 meses para que a membrana consiga se regenerar completamente.

Se caso a primeira situação acontecer, é bem possível que você tenha uma infecção, o que vai te causar muita dor de ouvido, febre, tontura, surdez e pode até dar pus. Por isso, o caso será mais grave se o segundo ou o terceiro caso porventura vier a acontecer.

Nesse período o médico pode indicar também o uso de alguns medicamentos para evitar infecções como antibióticos – os mais comuns são neomicina ou polimixina com corticoides, amoxicilina, clavulanato e cloranfenicol. Se o rompimento foi grave, pode ser necessária uma cirurgia para reconstruir o tímpano.

Não limpe demais os ouvidos. Limpeza excessiva pode irritar o canal auditivo, causar infecção e aumentar as chances de acúmulo do cerume.

COMO SABER SE A DOR DE OUVIDO É PREOCUPANTE? Quando a dor dura mais do que 3 dias e está acompanhada de outros sintomas, é bom procurar um otorrinolaringologista.

Mas… quais os principais sintomas do tímpano perfurado?

  • dor intensa e repentina;
  • coceira;
  • zumbido;
  • febre;
  • vertigens;
  • sangramento pelo ouvido;
  • diminuição ou perda da audição;
  • secreção amarela (quando está infeccionado).

Os sintomas comuns de infecção no ouvido incluem:

  1. Dor de ouvido.
  2. Coceira no canal auditivo.
  3. Dores de ouvido.
  4. Febre.

— É um desvio temporário do limiar auditivo, ou seja, uma perda de audição reversível. Em até 24 horas, espera-se que o ouvido já tenha voltado ao normal.

Um pano úmido
Uma das maneiras mais corretas de limpar os ouvidos e passar neles um pano umedecido com água morna. A temperatura ajuda a cera de desgrudar da parede dos ouvidos e sair com mais facilidade. O ideal é usar o dedo mesmo para passar.

Isso acontece porque o ouvido é cheio de nervos com fibras sensitivas, que levam esse estímulo para o cérebro.

Claro que muitas vezes, coçar o ouvido é algo normal e não significa que existe algum problema de saúde. Mas quando isso se torna frequente e vem acompanhado por outros sintomas, é preciso se certificar de que a causa não seja algo mais sério que, inclusive, possa precisar de medicação.

Um dos sintomas característicos da perda da audição é o zumbido ou barulho como se tivesse um bicho no ouvido. Cerca de 90% dos casos de zumbido ocorrem pela perda auditiva. A consulta com o otorrinolaringologista e a audiometria confirmam se o caso é ou não perda da audição.

Entre as causas mais comuns está a infecção de ouvido, conhecida como otite. Neste caso, a sensação de ouvido tampado é causado pelo inflamamento no canal auditivo, dificultando a passagem de som até o ouvido interno. Outra causa comum para a sensação de ouvido tampado é a produção em excesso de cera.