É possível fumar é ser saudável?

Perguntado por: ipeixoto9 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O tabagismo prejudica a saúde de quem fuma, daqueles que estão involuntariamente expostos à fumaça e até mesmo de quem cultiva tabaco, onde é utilizado grandes quantidades de agrotóxicos, também importante fator de risco para o câncer e outras doenças.

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo. Portanto, conseguir ficar sem o cigarro é o melhor dos mundos.

A dependência física começa quando o hábito atinge uma freqüência preocupante – cerca de cinco cigarros por dia – e a nicotina passa a estar constantemente presente no sangue, em geral, depois de anos e milhares de cigarros fumados.

A psiquiatra conta ainda que qualquer dependência é difícil de largar porque envolve não só as questões físicas do organismo, como também psicológicas. Inclusive, muitas pessoas acabam começando a fumar para tentar combater sintomas frustração ou de ansiedade, por exemplo, ou até de depressão.

Virgínia. O melhor tabaco do mundo do tipo Virgínia é produzido pela BAT Brasil.

Cigarro de palha
A diferença desse tipo para o cigarro industrializado é que o fumo é envolto em palha em vez do papel e não possui qualquer tipo de filtro, sendo a forma mais nociva de inalação da fumaça."

Tabagismo leva 20 anos para desenvolver DPOC
Quando chegam nos pulmões, as inúmeras substâncias prejudiciais presentes na composição do cigarro promovem uma irritação dos brônquios. A partir daí, o organismo inicia um processo inflamatório no local.

É importante lembrar que o apetite recebe grande interferência não só por questões hormonais, mas também porque a percepção dos sabores – que ocorre na língua – é prejudicada pelo hábito de fumar. Por esse motivo, não é difícil que os fumantes tenham menos vontade de comer, o que também pode provocar uma perda de peso.

Os dois primeiros dias são os piores. Daí em diante, a frequência e a intensidade das crises vão diminuindo e a falta que você sente do cigarro também.

Embora o cigarro industrializado não seja a melhor opção para o tabaco fumígeno em comparação com o palheiro, ele vicia menos e causa menos danos a sua saúde. Portanto, cigarro industrializado pode causar menos danos que cigarros de palha.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.

Card para redes sociais: Fumantes possuem uma expectativa de vida, em média, dez anos menor. Parar de fumar nem sempre é fácil, mas é possível. Você pode viver mais e melhor sem cigarro. Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que você já esteja com alguma doença causada pelo cigarro.

A nicotina estimula o SNC. Doses apropriadas causam tremores; entretanto, doses elevadas podem levar a convulsões. A forte estimulação do SNC é seguida de depressão respiratória e, em alguns casos, da morte. A nicotina induz ao vômito por ação central e periférica.