É possível ficar mais frio que o zero absoluto?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Por definição, nada pode ser mais frio do que o zero absoluto, estabelecido em 0 Kelvin, ou -273,15 °C. Contudo, há muito os físicos sabem que, abaixo do zero absoluto, há todo um reino de temperaturas absolutas negativas.

Apesar de não ser possível atingir o zero absoluto, ao chegarmos a apenas alguns graus além dessa temperatura, alguns efeitos interessantes surgem: os átomos ficam muito próximos uns aos outros, mesmo os gases, como hidrogênio e hélio, tornam-se sólidos.

Os cientistas verificaram que é impossível reduzir a temperatura de qualquer substância a um valor inferior a -273º C (o zero absoluto). O físico inglês lorde Kelvin propôs uma escala termométrica, que leva o seu nome.

O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K.

Apesar de existir teoricamente, o zero absoluto não pode ser atingido na prática, ou seja, não existe qualquer porção de matéria em todo o Universo nessa temperatura, e isso só pode ser afirmado graças à 3ª Lei da Termodinâmica. Tal lei indica que o zero absoluto é inatingível.

Com a temperatura de 28 e 30°C, acontece a perda de consciência. E se a temperatura chegar a 23°C chegar nos órgãos internos, isso é fatal para eles.

Zero absoluto

  • A Nebulosa do Bumerangue é o lugar mais frio do Universo, medindo cerca de -272 ºC. [ 1]
  • A supercondutividade surge em temperaturas baixas, mas superiores ao zero absoluto.
  • No condensado de Bose-Einstein, os átomos comportam-se como um único átomo macroscópico. [ 2]

A impossibilidade do zero absoluto
O zero absoluto é inatingível, isto é, nunca mediremos nada nessa temperatura. Essa impossibilidade tem origem nas leis da Termodinâmica e também nas propriedades da Física quântica. O princípio da incerteza, por exemplo, garante que a energia de um sistema quântico nunca seja nula.

A temperatura mínima possível para qualquer matéria do universo é de 0 Kelvin, que corresponde a -273,15 °C, mas a temperatura máxima pode chegar a bilhões de graus Celsius.

Teoricamente, o zero absoluto é atingido quando não há mais movimento algum das partículas de alguma substância ou corpo. A temperatura em Celsius que corresponde ao zero absoluto é -273,15 °C.

Nebulosa do Bumerangue

A Nebulosa do Bumerangue ou Nebulosa da Gravata Borboleta, a cerca de 5.000 anos-luz da Terra, é considerada o lugar mais frio conhecido no universo, com uma temperatura de quase zero absoluto (-272,15 graus Celsius).

Veja quais são as menores temperaturas já registradas no mundo: Antártica, Estacion Vostok - Situada próxima ao Polo Sul, tem temperaturas médias de 56 graus negativos. A menor ocorreu em 21 de julho de 1983, com os termômetros marcando -89,2°C.

A temperatura do espaço cósmico, ou seja, longe o suficiente da atmosfera terrestre, é de -270° C.

0ºC

Embora a regra prática seja que a água congela a 0ºC, na verdade, ela ocasionalmente pode permanecer líquida em uma faixa de temperaturas frias. Até agora, acreditava-se que esse intervalo parava em menos 38ºC. Ou seja, qualquer temperatura mais baixa do que isso, e a água congela.

O zero absoluto é o limite inferior de temperatura. Nessa temperatura, os átomos e demais partículas encontram-se perfeitamente estáticos, sem qualquer energia. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Oymyakon

Groenlândia: frio extremo registrado em Klinck
Em 1991, a Organização Meteorológica Mundial registrou a temperatura de -69,6°C em uma estação meteorológica automatizada em Klinck, na Groenlândia – temperatura essa que supera os -67,8°C de Oymyakon, cidade russa da qual falaremos mais adiante.

A supercondutividade surge em temperaturas baixas, mas superiores ao zero absoluto.

temperatura humana normal está próxima aos 36,5°C. A partir de 37,5ºC até 40ºC não há riscos graves. Mas, se a temperatura passar dos 41ºC (o que é muito raro acontecer no ser humano) - sendo ativada como mecanismo de defesa contra processos infecciosos, inflamatórios e de intoxicação - pode provocar convulsões.

5.772 K

38-39 ° C é uma febre ligeira. 40 ° C ou superior é uma febre alta que requer acompanhamento médico. 42,4 ° C ou superior é uma febre perigosamente alta que requer acompanhamento médico urgente.

Uma vez cessadas as funções vitais, o corpo esfria a uma média de 1 °C a 1,5 °C por hora. Considerando que a temperatura média de um ser humano é entre 36 °C e 37 °C, o cadáver atinge a temperatura do ambiente em 24 horas, no máximo. A circulação do sangue pelo nosso corpo é responsável por nos manter aquecidos.