É possível ficar grávida aos 46 anos naturalmente?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes. Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Conheça a história! Natasha Dworkin, dos Estados Unidos, pensava que nunca teria filhos, pois os médicos já a haviam alertado que, caso quisesse ser mãe, não seria capaz de conceber naturalmente — e ela já tinha aceitado isso. Mas, quando menos esperava, ela engravidou e deu à luz um menino.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Essa fase que antecede a menopausa chama-se climatério. Como durante o climatério ainda existe o ciclo menstrual, mesmo que irregular, significa que ainda existe ovulação, por isso uma gravidez durante o climatério é totalmente possível, mesmo que seja bastante raro.

Embora durante a menopausa a mulher já não consiga produzir óvulos de forma natural, seu útero ainda pode ser viável para abrigar uma gestação. Para tanto, existem duas opções de tratamentos viáveis: utilizar óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados.

Depois dos 45 anos, os desafios se ampliam ainda mais, tornando quase impossível da mulher engravidar a partir dos próprios óvulos. Nesses casos, a gravidez já é considerada de alto risco, levando em conta a maior taxa de propensão a doenças como obesidade, diabetes e hipertensão neste grupo de mulheres.

  1. Preservação da fertilidade.
  2. FIV por Ciclo Natural. Super ICSI.
  3. Laboratório. Assisted-Hatching.
  4. Doação de óvulos. Recepção de embriões.
  5. Cirurgias.
  6. Coleta de espermatozoides. TESA. PESA: Punção de Epidídimo. Eletroejaculação. TESE. Doação de sêmen.
  7. Outros tratamentos. Laser Íntimo.

Especialistas explicam que chances de engravidar após os 50 são pequenas, mas prováveis. Um dos desafios da gravidez acima dos 35 anos — além dos riscos gestacionais para mãe e alterações genéticas para o bebê — são os problemas hormonais.

Isso inclui a inseminação artificial, em que o espermatozoide é colocado diretamente no colo do útero, bem como a fertilização in vitro. E, para quem pensa em engravidar mais tarde, uma boa opção é congelar os óvulos, que são mantidos jovens por mais tempo.

Testes de gravidez caseiro é confiável?

  1. Teste de fervura da urina: nesse tipo de teste de gravidez, o resultado é considerado positivo se a urina ferve como leite, e não como água. ...
  2. Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo.

Como saber se eu estou ovulando?

  1. Sinais da ovulação:
  2. Leve dor na zona ovariana: Um dos sinais físicos mais claros de que você está ovulando é o desconforto estomacal. ...
  3. Abundância de muco vaginal: ...
  4. Mais sensibilidade nos peitos: ...
  5. A temperatura corporal aumenta: ...
  6. Maior desejo sexual e mais energia em geral:

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

A menstruação regular demostra que a mulher está produzindo hormônios, porém nem sempre isso significa que a ovulação ocorreu. Ciclos de menstruação sem ovulação podem acontecer, prova disso é que 35% das mulheres em algum momento de sua vida terão ciclos de anovulação, ou seja, com ausência de ovulação.

Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.

Como aumentar fertilidade masculina

  1. Tome suplementos de ácido D-aspártico.
  2. Exercite-se regularmente.
  3. Consuma vitamina C o suficiente.
  4. Relaxe e minimize o estresse.
  5. Experimente o Tribulus Terrestris.

Climatério x Menopausa

  1. Menstruação irregular. O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. ...
  2. Ondas de calor. Esse sintoma é um dos mais relatados pelas mulheres. ...
  3. Oscilações de humor. ...
  4. Mudanças urogenitais. ...
  5. Alterações do sono.

Porém, é necessário ficar atenta ao tempo, pois essa ausência de menstruação pode ser a menopausa chegando. Por definição, consideramos que a mulher está na menopausa quando ela completa 12 meses sem menstruar, o que normalmente ocorre entre 45 e 52 anos.

A pré-menopausa consiste na transição entre o período reprodutivo e o não-reprodutivo, tendo uma duração aproximada de 10 anos que antecedem a menopausa. Essa fase é dividida em três etapas: a pré-menopausa, menopausa e o climatério, sendo comum que elas ocorram entre 45 e 55 anos.

Gravidez na pré-menopausa
Ainda assim, a taxa de gravidez nessa fase é bastante baixa. A partir dos 35 anos de idade, as chances de uma mulher engravidar de forma natural é de cerca de 10%. Dos 40 em diante, essa taxa cai para 5%.