É possível ficar cego por estresse?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

A resposta é simples e afirmativa: sim, pode ocorrer a perda de visão por estresse. Isso acontece porque o organismo aumenta o nível de adrenalina. Essa elevação favorece espasmos do músculo ciliar. As pupilas dilatam e pode ocorrer embaçamento, entre outros problemas oculares.

A ansiedade e o estresse podem causar espasmo muscular nos músculos ciliares, essenciais para a visão. Os músculos ciliares participam do processo de acomodação visual, permitindo que o olho consiga focalizar objetos próximos ou distantes devido à contratura do cristalino.

É possível sofrer de cegueira repentinamente? Embora os riscos são menores em pessoas saudáveis, qualquer pessoa pode ficar cega. Mesmo porque, sempre há o risco de acidentes que podem afetar os olhos e causar danos irreversíveis.

Listamos abaixo algumas atividades simples e muito satisfatórias.

  1. Piscar. Relaxe os músculos faciais e pisque suavemente sem fazer esforço por aproximadamente 20 vezes. ...
  2. Massagear as órbitas. ...
  3. Olhar em diversas direções. ...
  4. Mãos sobre os olhos. ...
  5. Focalizar.

Os três maiores motivos de estresse do homem contemporâneo
Se houver quaisquer sintomas de fadiga ocular e nada disso preveni-los, faça compressas geladas com água filtrada ou mineral durante alguns minutos. Evite pingar colírios sem orientação médica. Se nada der certo, procure um oftalmologista.

Primeiramente, acontece a redução do contraste, como se estivesse faltando luz. Consequentemente, há dificuldade de ler e escrever. Conforme evolui, as linhas tornam-se deformadas, as imagens ficam embaçadas e amareladas e uma mancha vai crescendo no campo visual central.

Seja ao perceber picos de sintomas, como roer unhas, palpitações e queda de cabelo, ou mesmo já admitindo alterações no seu corpo como parte da rotina, o estresse pode afetar a sua qualidade de vida e chegar a níveis importantes que exijam ajuda médica.

Sensação de vista cansada, sensibilidade à luz, lacrimejamento e coceira nos olhos, são alguns sintomas que podem ser indicativos de problema de vista, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, por exemplo, especialmente quando se mantêm por vários dias seguidos.

Quando você tem ansiedade a produção de adrenalina aumenta. Este neurotransmissor causa pupilas dilatam e estimula uma maior entrada de luz na estrutura ocular. Além disso, causa problemas de foco que podem levar à visão turva.

Doenças oculares que podem levar à cegueira

  • DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA COM A IDADE (DMRI) Doença do fundo do olho que acomete pessoas acima de 50 anos. ...
  • GLAUCOMA. ...
  • RETINOPATIA DIABÉTICA. ...
  • DESCOLAMENTO DE RETINA. ...
  • CATARATA.

É inegável que nossas emoções afetam nossa visão. Ao experimentar uma forte emoção negativa como medo, raiva, ansiedade ou dor, a visão quase sempre piora, até mesmo em pessoas que enxergam perfeitamente.

Transtorno explosivo intermitente: sintomas
Então, se crise de raiva acontecer por causas muito superficiais e aparentemente sem sentido, isso pode ser um indício. Quando o paciente realmente perde sua capacidade de controle e parece cego, a impulsividade e agressividade o domina completamente.

De modo geral, se você perceber alguns desses sinais, é melhor consultar um médico:

  1. Visão embaçada.
  2. Perda do campo de visão (deixar de ver em algum dos cantos do olho ou sentir que há uma parte “preta” ou embaçada na sua visão)
  3. Distorção das formas.
  4. Dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz.

Estudo descreve casos de mulheres que enfrentaram problema, mas solução é simples. O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.

Veem apenas aquilo que está perto, a poucos metros de distância, e não buscam enxergar a vida como um todo, buscando ver a plenitude das coisas. Assim é a Miopia Emocional. Tomados por extremo desespero, muitos conseguem somente focar naquilo que está bem próximo e imediatamente declaram-se como vítimas do fracasso.

A presença do vazio ou tristeza geralmente manifesta-se através de um rosto triste, olhos caídos olhando para o nada, sem brilho e tronco curvado. É ainda frequente que a pessoa tenha crises de choro ou que chore muito facilmente, tendo falas voltadas para o pessimismo, culpa e baixa autoestima.

A pessoa depressiva vive em meio a sentimentos pesados e negativos, como por exemplo desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio e amargura que se refletem inclusive fisicamente. Além disso, é comum os pacientes apresentarem transtornos de sono e apetite no começo da depressão. A depressão é uma doença volúvel.

E o suicídio é o auge da depressão. "É o desejo de se livrar daquela parte emocional que te faz mal", complementa. "É comum uma pessoa depressiva chorar por qualquer coisa, sentir fadiga excessiva, querer dormir o tempo todo ou não sentir sono algum. Geralmente ela não vê mais sentido na vida", afirma.