É possível fechar o furo da orelha?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Lima alerta que deixar a orelha rasgar é um erro, pois em vez de se fechar um furo será preciso fazer uma lobuloplastia: — Quando existe um rasgo, somos obrigados a intervir cirurgicamente para fechá-lo.

Massageie os lóbulos das orelhas diariamente.
Assim que remover os alargadores, separe um tempinho para massagear os lóbulos todos os dias, usando óleo de vitamina E ou óleo de jojoba. Se preferir, procure um estúdio de piercings e tatuagens e veja se eles têm algum produto específico para massagear as orelhas.

A melhor forma de tratar a orelha rasgada é através do procedimento cirúrgico chamado de lobuloplastia que consiste na costura do furo alargado e até mesmo a orelha bífida (rasgo que divide o lóbulo em duas partes). A técnica de costura é escolhida pelo médico cirurgião plástico de acordo com a avaliação da lesão.

Felizmente, a orelha de abano tem uma solução definitiva: trata-se da otoplastia, a cirurgia plástica corretora que pode ser feita em adultos e crianças e resolve de vez esse problema.

Tem como tirar sim, utilizando o Laser de CO2 e tratamentos com pomadas.

Não tire a joia até que o furo tenha cicatrizado
O ideal é aguardar ao menos 6 semanas antes de fazer esse tipo de troca. Isso porque esse é o tempo mínimo necessário para o furo cicatrizar e você não ter mais o risco dele infeccionar ou inflamar por estar “aberto”.

Como saber se o local já cicatrizou? Quando o piercing puder ser retirado sem nenhum esforço, sem sangue e sem secreções, é sinal de que o local já está cicatrizado.

Pode fazer dois furos na orelha de uma vez? O furo no lóbulo é bem tranquilo e por isso é feito em crianças e bebês. Poderá furar dois de uma vez, mas o trabalho será dobrado. Se possível, fure o primeiro, se não sofrer nenhuma reação, faça o terceiro assim que o segundo cicatrizar.

Procure um cirurgião plástico e faça a correção dos lóbulos das orelhas, este é um procedimento simples e feito em nível ambulatorial.

O valor. O procedimento custa em média R$ 4.000,00, podendo variar de acordo com cada caso. Esse valor inclui equipe médica, internação e materiais usados na cirurgia. O SUS ainda não realiza esse procedimento para fins estéticos, apenas em casos em que as orelhas causem transtorno psicológico ao paciente.

Segure a pontinha e a lateral da orelha com os dedos e puxe-as em direções opostas para ajudar o furo a abrir um pouco. Assim, um pouco de lubrificante já pode entrar no local. Não esfregue nem puxe o lóbulo com muita força. Cubra os brincos desinfetados com o lubrificante.

A otoplastia (cirurgia plástica de correção das orelhas), é a melhor opção para quem já tem as cartilagens formadas (a partir do sexto ano de vida) e deseja realmente modificar as orelhas de forma definitiva.

O correto é procurar um médico cirurgião plástico para realizar uma pequena cirurgia chamada de “Lobuloplastia”, que tem por objetivo reparar essa fenda.

A lobuloplastia é a cirurgia plástica destinada a corrigir tanto o lóbulo que foi totalmente rasgado (fenda total) quanto o lóbulo que está com o furo aumentado (fenda parcial).

Não aconselho colar as orelhas com fitas ou superbonder.

A cirurgia que resolve esse problema é a Otoplastia. Sobretudo, existe uma técnica fechada que pode corrigir as orelhas de abano sem cortes. Além de, proporcionar equilíbrio e proporção às orelhas e à face.

O procedimento, feito por um cirurgião plástico, dura cerca de uma hora e meia e consiste em reajustar a orelha na sua posição e forma, deixando-a mais “colada” na cabeça e resgatando suas ondulações naturais, por meio de alguns pontos dados na cartilagem. Em crianças, geralmente é utilizada a anestesia geral.