É possível fazer uma fogueira no planeta Vênus?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Não, pois nenhum dos gases presentes na atmosfera de Vênus é um comburente, como o gás oxigênio. Assim, embora o astronauta tenha combustível e fonte de ignição, a reação de combustão não ocorrerá pela ausência do comburente.

2) Vênus é mais quente do que Mercúrio
Lá é tão quente que metais como o chumbo seriam encontrados em forma líquida. Por isso, espaçonaves que já pousaram lá (como a russa Venera 9, em 1975) sobreviveram apenas algumas horas antes de serem destruídas pelo calor e pressão.

A atmosfera venusiana contém vários compostos em pequenas quantidades, incluindo alguns baseados no hidrogênio como cloreto de hidrogênio e fluoreto de hidrogênio, e também monóxido de carbono, vapor de água e oxigênio molecular.

Vênus é o planeta mais próximo da Terra, mas ele não possui oceanos ou vida humana como na Terra. Vênus torna-se tão quente durante o dia que poderia derreter uma bola de canhão. A temperatura chega a 484 graus Celsius do lado de frente para o Sol.

Vênus pode ter passado por um breve período em que teria abrigado água em estado líquido e condições habitáveis. Caso tenha acontecido, este cenário pertence a uma etapa da história do planeta ocorrida há mais de 3 bilhões de anos.

Chuva estranha
Na atmosfera de Vênus chove ácido sulfúrico, mas evapora antes de atingir o solo. Em Marte o dióxido de carbono, ou gelo seco, desce como neve.

A razão por que Vénus tem um albedo tão alto (é tão brilhante) é que este planeta se encontra coberto por uma espessa e densa camada quase uniforme de nuvens, compostas predominantemente por ácido sulfúrico e dióxido de carbono, que reflectem a luz solar (Figura 1).

Isso significa que da órbita não podemos ver mais do que uma densa camada de nuvens de ácido sulfúrico e sem detalhes de superfície. Por este motivo, nota-se em todas as fotos que Vênus tem uma cor amarelada quando vista do espaço. Isso ocorre porque as nuvens de ácido sulfúrico absorvem a cor azul.

Mercúrio e Vênus não têm luas
Por estar muito próximo do Sol, qualquer lua que Mercúrio pudesse ter tido estaria em uma órbita instável, porque o Sol a puxaria com sua atração gravitacional.

Em Vênus, ocorre o contrário: por ter uma atmosfera extremamente densa, o céu desse planeta está permanentemente nublado, encoberto. Já em Marte, ocorre o fenômeno de cores oposto ao da Terra.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste. Mas para observá-los é preciso saber quando aparecerão.

Urano

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

No entanto, o planeta mais quente é Vênus, o segundo mais próximo do Sol. A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.

Vénus era filha do Céu e da Terra. Também se diz que era filha do Mar e que Saturno preparou o seu nascimento, formando-a da espuma das águas. E há ainda quem afirme que era filha de Júpiter e da ninfa Dione, sua concubina.

Vênus tem uma massa de 4,90 x 1024 kg e um raio de 6050 km.

A colonização de Vênus requer duas mudanças importantes: eliminar a maior parte do dióxido de carbono da atmosfera do planeta que alcança 9 MPa (90 atmosferas) de pressão e reduzir a temperatura da superfície que é de 737 K (464 °C) para (19 °C) .

O planeta recebeu esse nome em homenagem à Vênus, a deusa romana da beleza e do amor. Vênus pode ser visto da Terra sem o auxílio de equipamentos. É o planeta mais quente, apesar de não ser o mais próximo do Sol.

Vênus está se tornando mais fácil de ser localizado à medida que aproximamo-nos do meio do ano. Procure-o na direção oeste, logo após o pôr-do-Sol. Marte, de cor avermelhada, estará visível no começo da noite, à meia-altura, entre o oeste e o noroeste.

Em alguns planetas essa meteorologia inesperada foi confirmada experimentalmente por cientistas nos Estados Unidos, sendo aqueles Urano e Netuno, os planetas mais distantes do Sol e menos conhecidos [1,2].

Perto do centro da Via Láctea estão os chamados planetas de carbono. Eles são cobertos por uma névoa amarela com nuvens negras de fuligem. Na superfície, há poços de metano borbulhantes e lama negra. Por lá, chove gasolina e asfalto derretido.