É possível fazer um artigo em um dia?

Perguntado por: ndantas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 16 votos

Existem artigos que são de 10 páginas, esses, é possível acabar em menos de 1 dia. Porém, existem outros que possuem 60 páginas e são bem mais demorados. Os artigos científicos são pequenos estudos que tratam de questões científicas e comunicam idéias e informações de maneira clara e concisa.

Assim como todo texto, um artigo acadêmico precisa ter começo, meio e fim. Para iniciá-lo, construa uma introdução explicando a motivação da pesquisa e as teorias envolvidas no objeto de análise. Esse é o momento ideal para contextualizar o leitor sobre o seu trabalho e mostrar o que você pensou ao escrevê-lo.

1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Artigos científicos deverão conter, no mínimo, 05 laudas ou próximo de 2.300 palavras, e no máximo 25 laudas, aproximadamente 11.300 palavras.

Todos os artigos possuem uma estrutura geral comum, que consiste em Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão (IMRD), seguido de Conclusão ou Considerações finais. Na sua introdução você deve falar do que se trata seu estudo, porque está sendo feito, o que há na literatura sobre ele, o que lhe motivou a fazê-lo.

Estrutura do Artigo Científico

  1. Título.
  2. Autor (es)
  3. Epígrafe (facultativa)
  4. Resumo e Abstract.
  5. Palavras-chave;
  6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão),
  7. Referências.

Estrutura para escrever um artigo acadêmico

  1. Título. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ...
  2. Nome das pessoas autoras. ...
  3. Epígrafe (facultativa) ...
  4. Resumo e abstract. ...
  5. Palavras-chave e keywords. ...
  6. Conteúdo do artigo acadêmico. ...
  7. Referências bibliográficas do artigo científico.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

A verdade é que não existe uma regra que determine quem pode e quem não pode escrever e publicar um artigo científico. Qualquer pessoa pode publicar um artigo científico, desde que observe as regras do local de publicação.

Evite mencionar siglas no título do seu trabalho
Não é indicado que quaisquer tipos de siglas apareçam nos títulos dos estudos. Siglas nos títulos é uma prática que não costuma ser bem vista, pois, via de regra, títulos não carregam essas siglas. Apenas um ou outro estudo pode admitir esse uso, mas não é comum.

Serão permitidos até quatro (4) autores por Artigo Científico.

A estrutura de um artigo científico
Um artigo científico possui uma estrutura mais simples e compacta em comparação a outros trabalhos acadêmicos, como uma monografia, por exemplo. No artigo, você não precisa se preocupar com capa, folha de rosto, sumário e outros elementos pré-textuais exigidos no TCC.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Introdução. Na introdução do seu texto você deve apresentar o tema que será discutido ao longo do texto. Também é o momento de defender seu ponto de vista. Para isso, o ideal é que você desenvolva a introdução em apenas 1 parágrafo que tenha em torno de 7 linhas.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

3 a 4 páginas

Geralmente, uma contagem de palavras de 1000 palavras resultará em cerca de 3 a 4 páginas ao usar uma fonte padrão de 12 pontos e espaçamento duplo. Isso equivale a cerca de 250-333 palavras por página.

13 páginas

O artigo científico deve ser escrito entre 5 e 13 páginas, completas, entre o resumo e a conclusão e com as páginas numeradas a partir da página do resumo. O texto deve ser dividido em: Resumo, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, com essas palavras citadas literalmente, sem numeração.