É possível fazer portabilidade com margem negativa?

Perguntado por: apadilha2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Muitas pessoas ainda não sabem, mas é possível sair da margem negativa fazendo a portabilidade dos seus contratos. Com a portabilidade é possível retirar o seu contrato de uma instituição financeira e levar para outra que compre essa dívida e ofereça melhores condições de pagamento.

Conheça 4 formas de liberar margem consignável

  1. Fazendo portabilidade para um banco com taxas menores. ...
  2. Quitando um empréstimo corrente. ...
  3. Financiando um contrato ativo. ...
  4. Cancelando um contrato recém-assinado.

Se você está se perguntando se pode fazer portabilidade de salário mesmo devendo ao banco, a resposta é sim. Confira mais informações. É normal buscarmos diferentes opções de depositar o salário mês a mês. Com isso, a portabilidade é uma alternativa, mas que precisa ser estudada, principalmente para quem tem dívidas.

A portabilidade de empréstimo consignado pode ser realizada a qualquer momento após a contratação desse serviço em uma instituição financeira. Para fazer isso, o cliente deve buscar uma outra instituição que ofereça empréstimos consignados e solicitar informações acerca da portabilidade.

A portabilidade é permitida para contratos firmados a partir de 01/01/1999, assim como para planos adaptados à Lei nº 9.656/98. O contrato atual precisa estar ativo, ou seja, não pode estar cancelado. Além disso, o novo plano deve ter a mesma faixa de preço que o anterior.

Aposentados e pensionistas mesmo que estejam com o nome sujo podem fazer um empréstimo consignado. Isso porque a dívida é descontada diretamente em folha de pagamento ou do benefício recebido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Neste caso, os bancos sabem que vão receber o valor de volta.

Como fazer a portabilidade?

  • demonstrativo que contenha a evolução do saldo devedor;
  • modalidade de crédito consignado com a taxa de juros anual nominal e efetiva;
  • prazo total e remanescente de quitação da dívida e sistema de pagamento;
  • valor das prestações e dos encargos;
  • data do último vencimento.

Sendo assim, o banco não pode se recusar a fazer a portabilidade em caso de dívidas com a instituição.

Existem algumas opções estratégicas para positivar novamente a margem que podem ser consideradas por quem não tem mais margem ou precisa de dinheiro extra:

  1. 1 – Cartão de crédito consignado. ...
  2. 2 – Refinanciamento do crédito consignado. ...
  3. 3 – Portabilidade de crédito.

Qual banco faz portabilidade de consignado com troco? O Banco Pan, parceiro do Serasa, conta com a opção de fazer a portabilidade de consignado com troco. Não é necessário ser cliente do Banco Pan antes de realizar a portabilidade para ter acesso ao serviço.

A portabilidade de crédito consignado é a transferência do contrato de empréstimo de uma instituição financeira para outra. Confira abaixo quais bancos realizam esta operação.
...
Quais bancos fazem portabilidade de crédito consignado?

  • Banco Bradesco.
  • Banco do Brasil.
  • AgiBank.
  • Banco Pan.
  • C6 Bank Consignados.

Neste caso, a a recusa da portabilidade ocorre porque, conforme legislação vigente, o serviço é aplicado apenas para recebimento de valores através de folha de pagamento (convênio firmado entre o Banco e o empregador). Assim, apenas salários ou proventos são passíveis de portabilidade.

Para fazer portabilidade de salário, você pode entrar em contato tanto com o banco em que você recebe pela conta salário, quanto pela instituição em que você quer passar a receber. O contato pode ser feito presencialmente, em alguma agência bancária, ou pelos meios digitais disponibilizados pelas instituições.

Em regra, Oo banco não pode realizar nenhum desconto na conta salário do trabalhador, de acordo com o art. 833 do CPC,que rege que o salário é um bem impenhorável. Logo, caso a remuneração seja depositada em uma conta salário, os descontos não podem ser feitos.