É possível fazer o mesmo curso de graduação 2 vezes?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A resposta é: sim! Você pode fazer dois cursos superiores na mesma época, mas é preciso considerar alguns fatores para ver se essa escolha é viável. Por exemplo, dependendo da carga horária ou do turno das aulas, pode não ser possível seguir com o plano.

A Dupla Diplomação na Graduação visa permitir a alunos regularmente matriculados a obtenção simultânea de diploma de graduação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em outra instituição estrangeira de ensino superior.

Inclusive, quem já fez faculdade pelo ProUni pode se inscrever no SiSu normalmente, desde que tenha participado da última edição do Enem.

A segunda graduação é o que o nome dela já diz: uma graduação feita depois da primeira. Ela é o que acontece quando uma pessoa já formada quer cursar uma segunda graduação. Ela não se diferencia em nada da primeira graduação, independente de qual grau seja: licenciatura, tecnólogo ou bacharel.

Como funciona o processo de portador de diploma? Quem é portador de diploma e pensa em fazer uma segunda graduação não precisa passar pelo processo seletivo tradicional. Ou seja, não tem a necessidade de fazer o exame vestibular. O candidato deve utilizar o diploma para realizar a inscrição no curso desejado.

Pode fazer uma segunda graduação qualquer pessoa que já seja graduada em um curso de ensino superior bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Existem duas maneiras de fazer uma segunda licenciatura EAD grátis. A primeira é tentar vaga nos cursos oferecidos pelas instituições públicas de ensino. Nas universidades e institutos federais de educação existem diversas possibilidades à disposição.

São pesquisas. Uma delas mostra que, quem tem diploma universitário, ganha duas vezes e meia a mais, do que quem estudou até o ensino médio. Os dados são do IBGE em parceria com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para fazer a solicitação do programa de diploma duplo é preciso procurar a Central de Atendimento ao Aluno da sua faculdade, pois cada instituição tem regras e requisitos diferentes. Ainda assim, o procedimento não costuma ser burocrático e tem se mostrado uma excelente opção para os estudantes brasileiros.

Como obter a Dupla Graduação? O(a) aluno(a) que estiver interessado em obter um segundo diploma, deverá participar e ser aprovado no processo seletivo de ingresso na segunda graduação e cursar das disciplinas que forem determinadas pela Coordenação do Curso.

Duplo diploma:
Diferente dos programas de dupla diplomação de outras faculdades, a obtenção dos diplomas não se dá por meio de duas instituições – como uma brasileira e uma estrangeira, por exemplo – mas se dá unicamente pela UniBF, pois ambos os cursos escolhidos são ofertados pela faculdade.

A Lei 12.711/12 não previu expressamente a vedação a que pessoas formadas, que tenham concluído o grau superior, possam participar de novo processo seletivo se valendo de cotas sociais II.

Pode colocar o mesmo curso nas duas opções do SiSU? Sim! A segunda opção do SiSU também pode ser uma forma de aumentar suas chances de passar no curso e instituição que você tem certeza de que quer entrar! Pensa só: existem cursos e instituições que destinam uma quantidade de vagas para cada turno.

Por mais que você possa tentar uma bolsa pelo Prouni e uma vaga em uma universidade pública pelo Sisu, se você conseguir os dois, não poderá utilizar os dois programas. Você terá que optar por seguir com a bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu.

Diferenças entre pós-graduação e segunda graduação
A pós-graduação possui duração média de dois anos, pois o MEC exige pelo menos 360h de duração. Já o doutorado possui uma duração maior, de quatro a cinco anos.

Além disso, o tempo de conclusão também depende da instituição que oferta a Segunda Graduação. Assim, é possível terminar a Segunda Graduação em 6 meses. Mas, para isso, é necessário que você esteja comprometido, uma vez que demanda mais estudo e foco em seus objetivos.

Quem já tem um título de nível superior (bacharelado ou licenciatura) e deseja realizar a segunda graduação não precisa participar de outro processo de admissão: basta entrar em contato com a instituição de ensino e se informar sobre a obtenção de um novo título.

Se você for formado em algum curso de ensino superior que seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), você pode cursar Medicina como segunda graduação.

Os melhores cursos para fazer uma segunda graduação

  • Comunicação social – Design Gráfico. ...
  • Administração – Marketing. ...
  • Letras – Pedagogia. ...
  • Ciências Contábeis – Comércio Exterior. ...
  • Direito – Psicologia.