É possível fazer depósito em conta benefício?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A conta do INSS pode receber depósito? A conta (seja poupança ou corrente) criada para o recebimento da aposentadoria ou pensão do INSS pode, sim, receber outros depósitos, não estando restrita ao depósito do valor do benefício.

Além de ser possível solicitar a transferência presencialmente, em função da pandemia do coronavírus, o beneficiário também consegue realizar a transferência pelo site ou aplicativo Meu INSS. 6. Clique em “Avançar”, leia as informações e finalize o seu pedido.

Seis bancos privados ganharam o leilão: Itaú e Santander, dois dos maiores do país, além de Mercantil do Brasil, Agibank, BMG e Crefisa. Eles passaram a ter o direito de fazer os pagamentos de benefícios do INSS.

Lista de bancos conveniados com INSS [2023]
BANCO ITAÚ CONSIGNADO S.A. PARANA BANCO S.A. BANCO FICSA S.A. (BANCO C6 CONSIGNADO S.A.) BANCO SAFRA S.A.

Alterar Local ou Forma de Pagamento

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “alterar local ou forma de pagamento”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS.

Atualmente, você só consegue receber o benefício do INSS nos maiores bancos, então, ainda não é possível receber nos bancos digitais.

PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A CONTA BENEFÍCIO é um tipo específico de conta destinada a receber valores de programas sociais públicos, NÃO SENDO OBRIGATÓRIO abrir uma CONTA CORRENTE para receber o seu benefício. A CONTA BENEFÍCIO não apresenta NENHUM CUSTO para você.

O Santander também pode ser escolhido como o banco para receber a aposentadoria. Quem já é cliente, pode utilizar o cartão INSS na função débito, facilitando o acesso ao dinheiro. O cartão pode ser utilizado normalmente para compras em supermercados, farmácias, ferias.

Não há um tempo certo para que a transferência ocorra. Porém, é comum que ela se dê dentro de 10 dias. Assim, o próximo pagamento do INSS ocorrerá na conta indicada na solicitação de portabilidade, e não na referente à Carta de Concessão.

O aposentado pode optar por receber seu benefício em conta corrente ou poupança em qualquer banco que tenha contrato com o INSS para pagamento de benefícios. Para isso, realiza solicitação diretamente na agência bancária onde deseja receber seu benefício.

Receber o benefício previdenciário não é impedimento para para ser contemplado pelo programa de transferência de renda do governo federal.

São cartões de crédito exclusivos para servidores públicos federais, estaduais, municipais e aposentados e pensionistas do INSS. Nestes tipos de cartão, o valor mínimo da fatura deve ser descontado mensalmente direto na folha de pagamento ou benefício do INSS.

Para aposentados e pensionistas que ganhe menos que três salários mínimo, devem receber o auxílio emergêncial de 600,00 para ajudar nas despesas desse caus que ficou a vida dessas pessoas diante dessa pandemia.

Segurados do INSS que deixam de quitar seus débitos podem ser o valor descontado diretamente do benefício. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a penhora do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para pagamento de dívidas negativadas.

O banco pode impedir que a portabilidade aconteça caso haja algum dado incorreto, desconfiança de fraude ou desistência do próprio solicitante. Caso contrário, o impedimento deve ser denunciado ao Banco Central.

Documentos necessários

  1. RG.
  2. CPF.
  3. Número do benefício.
  4. Comprovante de renda (exemplos: holerite, contracheque, declaração de Imposto de Renda)
  5. Comprovante de endereço residencial em nome do beneficiário, emitido em até 120 dias. ( Exemplos: contas de água, luz, telefonia, TV a cabo ou IPTU)

Sim. Quem recebe o BPC pode ter Pix.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .