É possível expelir pedra de 1 cm?

Perguntado por: tferreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Pedra nos rins tem cura? Cálculos renais de pequeno diâmetro (principalmente menores de 5mm), podem ser expelidos espontaneamente. Por outro lado, há casos em que uma intervenção médica é necessária.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

Cálculos de via urinária são transtornos para médicos e pacientes. Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador.

De acordo com o Guinness World Records, até então, a maior pedra tinha 13 centímetros e foi encontrada na Índia, em 2004. Já a pedra mais pesada, de 620 gramas, foi relatada no Paquistão, em 2008.

Cálculos maiores que 10 mm (1 cm) localizados no início do ureter, próximo ao rim, não costumam sair sozinhos, pois são até três vezes maiores que o diâmetro médio do ureter.

Quais são as formas de expelir o cálculo renal de forma natural?

  1. Beba mais água.
  2. Consuma sucos cítricos.
  3. Pratique exercícios físicos regularmente.
  4. Consuma fibras diariamente.

“Uma dieta balanceada vai ser boa para tudo, inclusive para os rins”, explicou Vicentini. O urologista lembra que, como o período de maior calor dura de quatro a cinco meses, ele é suficiente para a formação da pedra. “Ela pode se formar em pouco tempo, de 15 a 20 dias. O crescimento dela vai variar.

Isso significa que há grandes chances de expelir a pedra pela urina e que, com devido acompanhamento, é possível esperar em torno de 20 dias para sua eliminação.

Um quadro agudo, conhecido como cólica renal, ocorre quando uma pedra se destaca do rim e caminha em direção a bexiga, podendo causar um bloqueio no fluxo de urina pelo ureter. Dor, náusea, vômitos, calafrios e mal estar geral são os principais sintomas.

Se ao urinar você percebe que há sangue no seu xixi, esse é mais um dos grandes sinais de pedras nos rins. O que acontece é que as pedras podem atrapalhar a função de filtragem do sangue exercida por esse órgão, deixando passar uma quantidade elevada de hemácias.

Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.

O retorno ao consultório acontecerá uma a duas semanas após a litotripsia. Nestes dias, o paciente poderá perceber eliminação de pequenos fragmentos de cálculos com a urina. Pequena quantidade de sangramento na urina também poderá ser percebida.

Quando o cálculo começa a se movimentar em direção à bexiga, o paciente sente uma dor intensa e muitas vezes insuportável. A medicina classifica a dor provocada pelas pedras nos rins como uma das piores dores provocadas pelo corpo humano.

Em cálculos pequenos (até 6 mm) localizados no ureter próximo a bexiga, pode-se tentar o tratamento com a Tamsulosina. É um medicamento que causa relaxamento da musculatura do canal urinário, facilitando a passagem da pedra em direção a bexiga, sem necessidade de cirurgia.

Em quanto tempo o chá de quebra-pedra faz efeito? O tempo que o chá demora para fazer efeito depende do que está sendo tratado, concentração da erva no chá e outros fatores. Para obter mais informações específicas para o seu caso, é indicado procurar por um médico especialista.

Medicamentoso. Normalmente, atribuídos à melhora da dor e para expelir a pedra no rim. Anti-inflamatórios, como o Diclofenaco e o Ibuprofeno, analgésicos, como o Paracetamol, ou anti-espasmódicos, como o Buscopan, são os mais indicados. Além disso, o médico pode receitar o Alopurinol, para expelir.

Se você apresentar esses sintomas, deverá ir imediatamente ao pronto atendimento. Enfim, após a sua cirurgia de cálculos renais, precisará de um período de 7 dias de afastamento do trabalho, depois do qual poderá retomar as suas atividades normais.

Ter pedras nos rins (cálculos renais) é um problema comum que pode trazer consequências sérias quando não tratamos adequadamente. As causas estão associadas a diversos fatores como hereditariedade, urinar pouco, ter desequilíbrios metabólicos ou alterações anatômicas.

A cirurgia para retirada dos cálculos renais custa, em média, R$ 9 mil na rede particular, valor que a família não tem condições de pagar.

Cálculos menores do que 6 milímetros podem ser expelidos sem tratamento específico, ressaltando que o paciente pode ter cólica renal durante a sua eliminação. Cálculos que não sejam de ácido úrico e tenham mais do que 6 milímetros devem ser tratados por algum método intervencionista.

Procure atendimento médico, especialmente se tiver dores intensas nas costas ou no abdômen e sinais de sangue na urina.