É possível estudar para um concurso em 1 mês?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Sim, tudo isso é possível, mas é consideravelmente mais demorado. Se você quer saber como estudar para concurso público em pouco tempo você não pode “demorar” para fazer nada!

Sim! Apesar do estudo para concursos públicos se beneficiar da especificidade, ainda é possível se preparar de maneira mais ampla e afunilar a sua procura com o surgimento de oportunidades. Nesse caso, contudo, a tática mais eficaz é o chamado estudo por carreiras.

Preparamos uma lista de dicas para você aprender a otimizar seu tempo e seus métodos de estudo, vamos lá:

  1. FAÇA UM ROTEIRO DE ESTUDOS. ...
  2. SAIBA APROVEITAR O TEMPO. ...
  3. FAÇA QUESTÕE DE PROVAS PASSADAS. ...
  4. ESCOLHA UM LUGAR ADEQUADO. ...
  5. TENHA CALMA. ...
  6. ESCREVA PARA NÃO ESQUECER. ...
  7. MANTENHA SUA MOTIVAÇÃO.

A partir dos princípios da aprendizagem que agora você conhece, chegou a hora de respondermos à pergunta: afinal, quantas disciplinas estudar por dia? A resposta não poderia ser outra: estude o número de horas que tiver disponíveis por dia, uma disciplina por hora, com intervalos de 10 minutos a cada sessão de estudos.

Concursos públicos: como estudar faltando um mês para a prova

  1. Como estudar faltando um mês para a prova? ...
  2. Resolva questões e refaça provas anteriores. ...
  3. Mantenha-se atualizado. ...
  4. Faça resumos. ...
  5. Estude em um ambiente adequado. ...
  6. Mantenha-se motivado. ...
  7. Busque ajuda de um curso preparatório de qualidade.

A verdade é que estudando 1h por dia o aluno assimila muito mais conteúdo, do que estudando 5 horas seguidas, sem intervalo. Afinal, depois de certo tempo focando em uma mesma coisa, nosso cérebro tende a perder o foco e precisa de algum tempo de descanso para voltar a se concentrar.

das dificuldades e 25% nem aparecem. Passar em um concurso público não é tarefa fácil. Entretanto, quem se prepara não deve se intimidar perante o contingente de inscritos.

Exercícios para concursos: afinal, quantos resolver por dia? Durante o artigo você pôde perceber que o número ideal de exercícios para concursos varia bastante: via de regra, quanto mais questões você resolver, melhor. O GranXpert Fernando Mesquita afirma que uma boa margem diária fica em torno de 30 a 50 itens.

Quantidade não diz nada. Se você aprende bem lendo 8 páginas por hora, está ótimo. Se você aprende bem lendo 20 páginas por hora também está ótimo. O importante é um bom aprendizado, especialmente nesse primeiro estudo.

Não pode prestar concurso público quem não se enquadra nas condições mínimas exigidas para qualquer concurso, tais como nacionalidade brasileira, gozo dos direitos políticos, dentre outros, conforme mencionado acima. Além disso, o edital do concurso dita as regras específicas do cargo.

Não existe máximo de matérias para estudar por dia, mas de horas de estudo. A resposta para a pergunta “quantas matérias estudar por dia?” é: não existe um máximo! O que você deve fazer é definir um máximo de horas de estudo por dia, não mais que oito.

Os estudos ainda não chegaram a uma resposta exata para esta questão. Alguns afirmam que o cérebro aguenta até uma hora sem pausa, enquanto outros sugerem que a concentração dura até 90 minutos.

E uma das formas de buscar esse equilíbrio é justamente padronizando algumas horas específicas de estudo. Mas o período ideal para estudar são quantas horas? Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia.

Normalmente eu recomendo quatro a cinco horas de estudo diário. Entenda, isso não é uma lei imutável, e vai depender muito da sua circunstância e rotina.

O recomendável é deixar de estudar 1 ou 2 dias antes para facilitar a chamada visão difusa, que é quando há concentração por igual entre todas as matérias. A chance de acerto, no caso, é maior pelo amplo conteúdo analisado pelo cérebro.

O hábito de estudo é o que garantirá os melhores resultados para sua prova. Ao tentar estudar um dia antes você forçará sua memória de curto prazo a lembrar dos assuntos para a prova, o que em alguns casos pode até funcionar, mas para provas e concursos públicos de alto nível não funciona.

Como estudar faltando 30 dias para a prova? 5 dicas práticas

  1. Faça simulados. Para começar, você vai fazer simulados com as provas anteriores, uma por vez, da mais recente para a mais antiga. ...
  2. Analise os resultados. Fez a prova? ...
  3. Resolva questões. ...
  4. Teorize, mas nem tanto. ...
  5. É hora da revisão!

1. BNDES. O concurso do BNDES é um dos menos concorridos, já que a seleção é para cadastro reserva e exige formação específica para cada cargo.

Cesgranrio

Qual a banca de concurso mais fácil? A Cesgranrio é famosa por ser mais fácil de se adaptar. Geralmente, as provas organizadas por essa instituição distribuem igualmente o conteúdo do edital. Além disso, é muito raro que eles cobrem algum conteúdo que não está previsto nos documentos.