É possível estar vivo e morto ao mesmo tempo?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Para a física quântica, o animal pode estar vivo e morto ao mesmo tempo. É uma das idéias mais bizarras já produzidas pela mente humana. Trata-se de uma experiência imaginária, na qual um gato, no papel de cobaia, está vivo e morto ao mesmo tempo!

O cientista austríaco Erwin Schrödinger, autor do modelo atômico que leva seu nome. O modelo atômico de Schrödinger é uma forma comum usada para designar a descrição do átomo por meio da resolução da equação de Schrödinger, proposta pelo físico austríaco Erwin Schrödinger no ano de 1927.

Um dos paradoxos mais famosos da física quântica é o do Gato de Schrödinger, desenvolvido pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935 e usado até hoje para ilustrar o conceito de superposição, que seria a capacidade de dois estados opostos existirem ao mesmo tempo.

Descrita usualmente como uma experiência mental, a teoria do gato de Shrödinger é um experimento que procura mostrar a aplicação de noções da mecânica quântica, mais especificamente do princípio da incerteza, em objetos do dia-a-dia.

O princípio da incerteza de Heisenberg diz que não é possível determinar simultaneamente com a mesma precisão a velocidade e a posição de um elétron de determinado átomo.

seis meses

Em geral, o luto do gato dura cerca de seis meses. Após esse período, observe o comportamento do seu bichano e avalie se ele está preparado para ter uma companhia nova em casa. O comportamento do gato de luto e o tempo para se recuperar da perda do companheiro é diferente de um pet para o outro.

Eles possuem uma área de superfície do corpo grande em relação ao peso, o que reduz a força com que chegam ao chão em uma queda. A velocidade máxima alcançada por um gato em queda é menor comparada a humanos e cavalos, por exemplo.

Para os felinos, a morte não é bem morte, e sim abandono. Eles se sentem deixados de lado, abandonados, e isso pode provocar uma angústia danada porque o animal simplesmente não entende por que o outro foi embora.

Quântico é um adjectivo que se utiliza no campo da física. O conceito refere-se ao que diz respeito a uns certos saltos da energia ao emitir ou absorver radiação, que se conhecem como quantos. A física quântica, por conseguinte, está vinculada às teorias que se baseiam nestas propriedades.

Felis catus

A Física Quântica é o estudo da natureza em escala dimensional atômica e subatômica. A Física Atômica não possui leis específicas, mas cada teoria que a compõe possui seus princípios. A Física Quântica tem como objeto de estudo os pacotes de energia e sua interação com a matéria.

O paradoxo consiste na experiência de um gato em uma caixa lacrada, acompanhado de uma fonte radioativa e um veneno. Este último entraria em cena caso um átomo da substância radioativa fosse desintegrado. Enquanto a caixa estivesse fechada, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo.

Sobreposição quântica é um princípio fundamental da mecânica quântica que afirma que um sistema físico (como um elétron) existe parcialmente em todos os estados teoricamente possíveis simultaneamente antes de ser medido. Porém quando medido ou observado, o sistema se mostra em um único estado.

Segundo o princípio da incerteza, se um elétron se aproxima demais do núcleo, sua posição seria conhecida com precisão — a medição do momentum (ou velocidade), por sua vez, seria muito imprecisa. Se fosse esse o caso, o elétron seria rápido o suficiente para sair por completo do átomo.

Acredita-se que todas as raças de gatos domésticos que são conhecidas hoje vieram de um mesmo ancestral, o Felis silvestris lybica.

Cientistas confirmaram, em um estudo publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS), que os felinos realmente são melhores do que os caninos - pelo menos do ponto de vista evolutivo.

Os gatos escolhem seus tutores
Isso acontece porque ele gosta mais daquelas que respeitam suas vontades. Em geral, quando os gatos tendem a se aproximar de pessoas que não os obrigam a fazer nada, eles associam a presença a algo positivo. Por último, as pessoas preferidas dos felinos são aquelas que não o castigam.