É possível estar na puberdade com 18 anos?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

A puberdade termina por volta dos 18 anos de idade. Nesse momento, termina o crescimento físico e também o amadurecimento do sistema genital.

Puberdade é o nome do período em que ocorre a transição da infância para a vida adulta. As meninas costumam iniciar a puberdade entre os 8 e 13 anos de idade. Ao final desse período, por volta dos 18 anos, a maturação sexual está completa.

Quando não há o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, dentro do período esperado, ou seja, até os 13 anos para o sexo feminino, e 14 anos para o sexo masculino, esta disfunção é chamada de puberdade tardia.

A resposta é: biologicamente, não é possível crescer depois de adulto. Quando chegamos aos 18 anos, nosso corpo chega no fim do período natural de crescimento.

Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer.

Hormônios começam a diminuir gradualmente a partir dos 25 anos, explica médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo.

14 anos

A puberdade começa, em média, entre os 12 - 14 anos e está completa quando termina o processo de desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (masculinos e femininos) e se atinge a capacidade reprodutiva.

Sinais e sintomas da puberdade tardia. Em meninas, o desenvolvimento das mamas, crescimento dos pelos pubianos e/ou menarca não ocorrem. Em meninos, não ocorre desenvolvimento de pelos genitais e/ou pubianos. Estatura baixa ou velocidade mais lenta de crescimento, ou ambos, podem ser um indicador de puberdade tardia.

A puberdade atrasada ocorre quando não há sinais de puberdade aos 14 anos de idade no menino. Quando a puberdade se atrasa, as mudanças no corpo podem não evoluir normalmente. Esse fato gera angústia nos pais e no adolescente, afetando o bem-estar psicossocial dessas famílias.

Causas e tratamentos
Outras causas são doenças crônicas; deficiência de produção de hormônios que regulam o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios; além de falência das gônadas (ovários e testículos).

Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.

Um adolescente com atraso natural de desenvolvimento não precisa de tratamento, mas caso o adolescente esteja sob estresse considerável pela ausência ou atraso do desenvolvimento, alguns médicos podem administrar hormônios sexuais suplementares para iniciar o processo mais cedo.

14 anos

Em meninos, a puberdade ocorre, geralmente, entre 10 e 14 anos. No entanto, é perfeitamente normal que possa ter início aos nove anos ou que se prolongue até os 16. A puberdade pode ter início precocemente aos nove anos e continuar até os 16.

O tratamento de reposição (substituição) com GH está indicado em todo indivíduo, independente da faixa etária, que apresente deficiência da produção de GH pela hipófise.

O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.

Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura.

O estirão de crescimento em meninos geralmente ocorre por volta dos 12 aos 16 anos, com um pico normalmente entre 13 e 14 anos de idade; pode-se esperar um ganho > 10 cm no ano do pico de crescimento.

Desenvolvimento muscular: assim como no crescimento dos pelos, é na puberdade que os músculos se desenvolvem nos homens, visto que é o começo da produção deste hormônio. Porém, é entre os 20 e 30 anos que acontece o pico de testosterona no sangue.

A partir dos 40 anos, o declínio da testosterona no organismo do homem gira em torno de 1% ao ano. O termo andropausa, comumente utilizado para caracterizar essa condição clínica, não deve ser utilizado, pois diferentemente da mulher, não ocorre uma pausa hormonal, e sim o seu déficit gradativo.

Nível de testosterona por idade
No homem, a produção de testosterona em grande escala começa na fase da puberdade, ou seja, dos 10 aos 16 anos.

O primeiro sinal de puberdade masculina é o aumento do volume testicular (9-14 anos = G2), seguido do aparecimento de pelos pubianos (P2).