É possível estar grávida e menstruar?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

Não se assuste, pois essa mãe não tem nenhuma condição especial para manter um ciclo menstrual estando grávida. O que pode ter acontecido, segundo a ginecologista e sexóloga Erica Mantelli, são os sangramentos vaginais.

Dura três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. É um sangramento bem leve, ou seja, não tem fluxo contínuo como a menstruação.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

Teste de farmácia
Por serem extremamente acessíveis e nada invasivos, os testes de farmácia costumam ser a primeira opção para uma pessoa que quer confirmar ou descartar uma possibilidade de gravidez.

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

Pode fazer o teste de gravidez menstruada? “Poder, pode. Porém, se a pessoa está menstruada, é porque ela não está grávida, então, não teria indicação de fazer.

Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Grávidas não menstruam. O que pode ocorrer durante a gestação, principalmente no início, quando o embrião implanta no endométrio, é um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado, que dura de 2 a 3 dias.

Corrimento e cólica são sintomas comuns, principalmente nas primeiras semanas da gestação. Ocorrem pelo início do desenvolvimento placentário e sua aderência à parede interna do útero.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Na maioria das vezes, o sangramento de implantação não indica um problema. No entanto, se você notar sangue e estiver preocupada, consulte um médico, pois não há como saber a quantidade de sangramento que é segura se você estiver grávida.

menstruação logo em seguida — há mulheres que menstruam assim que chegam em casa com o resultado positivo. Isso normalmente acontece com pouquíssimos dias de atraso menstrual, e também pode sinalizar que ocorreu parada do desenvolvimento embrionário e que houve uma gestação química.

Os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação aparecem de forma variada. Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais.

5 primeiros sintomas de gravidez antes do atraso menstrual

  1. Tontura e sono excessivo. Tonturas frequentes e sonolência excessiva estão entre os primeiros sinais de gravidez antes do atraso menstrual. ...
  2. Náuseas e vômitos. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Alterações de humor. ...
  5. Aumento da frequência urinária.