É possível estar grávida e estar menstruando?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 15 votos

Não. Mulheres grávidas não menstruam. Entretanto, alguns sangramentos podem acontecer. O que pode ser frustrante e confuso.

A pseudociese costuma durar algumas semanas, mas há casos que persistem por meses ou anos. Em algumas mulheres, os sintomas desparecem após elas entrarem em “trabalho de parto”.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

Teste de farmácia
Por serem extremamente acessíveis e nada invasivos, os testes de farmácia costumam ser a primeira opção para uma pessoa que quer confirmar ou descartar uma possibilidade de gravidez.

Normalmente, o sangramento de gravidez que muitas mulheres confundem com a menstruação é o sangramento de nidação. Não é incomum ver perguntas no site sobre baixo fluxo de cor estranha que são possíveis sangramentos de nidação. Muitas tentantes se confundem entre o sangramento de implantação e a menstruação.

Pode fazer o teste de gravidez menstruada? “Poder, pode. Porém, se a pessoa está menstruada, é porque ela não está grávida, então, não teria indicação de fazer. Não é que não pode, mas não é necessário, sendo que a mulher já sabe que está menstruada”, afirma Braulio Zorzella.

A menstruação marrom ou rosa também é conhecida como menstruação falsa, já que ela pode confundir muitas mulheres que ainda não sabem que estão grávidas e acham que se trata de uma menstruação comum. Importante: se apresentar sangramento em uma fase mais avançada da gestação procure um médico.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Novos projetos e ideias: Assim como uma gravidez dá origem a um novo ser, sonhar que está grávida pode representar a gestação de novos projetos, ideias ou empreendimentos. Necessidade de nutrição e cuidado: A gravidez é um momento em que a mãe precisa cuidar de si mesma e nutrir o bebê em seu ventre.

menstruação logo em seguida — há mulheres que menstruam assim que chegam em casa com o resultado positivo. Isso normalmente acontece com pouquíssimos dias de atraso menstrual, e também pode sinalizar que ocorreu parada do desenvolvimento embrionário e que houve uma gestação química.

O que é gravidez química? A gestação química ocorre quando há a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, mas o zigoto não consegue se implantar de forma eficaz no útero e não desenvolve o embrião. Após a fecundação, há uma tentativa de implantação no endométrio (camada interna do útero).

Sangramento de escape, também conhecido pelo nome em inglês “spotting” (que significa mancha) é um sangramento leve que ocorre fora do seu período menstrual. O spotting normalmente envolve pequenas quantidades de sangue e você pode notá-lo na sua roupa íntima ou no papel higiênico depois de usar o banheiro.

O sangramento da implantação, geralmente, não é nada para se preocupar. É provável que você nem saiba que está grávida quando percebê-lo. Se você notar um sangramento de escape na data em que seria o início da menstruação e suspeitar que está grávida, faça um teste de gravidez.

O exame de sangue consegue detectar a gravidez já nos primeiros dias, enquanto o teste de farmácia pode demorar um pouco mais para apresentar o resultado correto (3 semanas de gravidez, aproximadamente).

Portanto, na melhor das hipóteses, o hormônio hCG começa a ser produzido 6 dias depois da fecundação; na pior das hipóteses, 12 dias depois da fecundação. Só por essa explicação já dá para entender por que não adianta fazer o teste de gravidez poucos dias depois de ter tido uma relação sexual desprotegida.

A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas.