É possível estar grávida de 2 meses e o teste dar negativo?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

É possível estar grávida e obter um resultado de teste de gravidez negativo? Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

Segundo a doutora Nicole Geovana, os hormônios começam a subir apenas depois de 8 dias da fecundação, por isso o tempo mínimo para se esperar para fazer um teste de gravidez é 7 dias depois da relação sexual. Se feito antes desse período a chance de dar um falso negativo é enorme.

Mesmo nessa fase há o risco de não conseguir ver o bebê, apenas um saco gestacional com 5 semanas ou nem isso devido ao risco de ovulação tardia, comum em mulheres com ciclos maiores ou mesmo com problemas como SOP. Por isso nada de pânico caso faça o primeiro ultrassom e não consiga ver nenhuma evidência de gravidez.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

Segundo o médico, detectar uma gravidez depois do quarto mês pode trazer uma série de incoerências e alguns riscos, dado que passa a ser difícil definir a data de fecundação, além de exames e rastreios bioquímicos que ficaram por fazer.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

Muita gente se pergunta se é normal a menstruação atrasar. A resposta é sim: mesmo quem têm ciclos menstruais regulares, de vez em quando, pode apresentar alguma variação. Em média, o ciclo menstrual dura entre 24 e 28 dias.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Existem alguns fatores que podem influenciar no erro de um teste de gravidez. Alguns deles são a realização muito cedo e antes do atraso menstrual, baixa concentração de HCG e até mesmo má qualidade do teste utilizado. Não podemos descartar também o manuseio incorreto do teste, que pode também invalidá-lo.

O teste de farmácia pode dar falso negativo, sim. Se a gestação tiver muito recente e ainda tiver poucos hormônios HCG produzido o teste pode não detectar a presença suficiente e sair um resultado negativo. Por isso, aconselha-se realizar esse teste na primeira urina da manhã, porque a urina está mais concentrada.

Quando a mulher tem sangue fator Rh negativo, ou seja, é A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo, os cuidados têm de ser redobrados ao engravidar. A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai.

O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto. Antes do embrião propriamente dito, pode ser observada a vesícula vitelínica, entre 5 e 6 semanas. O embrião mesmo, com batimento cardíacos, pode ser visualizado por volta da 7a semana.

O teste de gravidez de farmácia é menos sensível do que o de sangue. Portanto, para que produza um resultado confiável, o indicado é realizá-lo com a primeira urina da manhã, já que esta possui maior concentração do hormônio HCG (caso este esteja presente no organismo).

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Dores nos seios, náuseas matinais, enjoos durante o dia e dores nas costas são alguns dos sinais mais comuns de gravidez. Existem mulheres, no entanto, que têm uma tolerância maior às variações hormonais e acabam não sofrendo tanto com elas, assim não manifestam sintomas ou se o fazem é algo mínimo.

A pseudociese, conhecida popularmente como gravidez psicológica ou falsa gravidez, é uma síndrome rara na qual uma mulher, que não está grávida, não só acredita piamente que está esperando um bebê, como passa a apresentar sintomas típicos de uma gravidez, incluindo ausência de menstruação e aumento do volume abdominal.

Em uma gravidez silenciosa, o bebê fica no mesmo lugar: dentro do útero. É importante entender que, fisiologicamente, esse tipo de gestação é exatamente igual a uma gestação "normal", ou seja, na qual a mãe sabe desde o primeiro trimestre que está grávida.

A alteração da menstruação é um dos principais sintomas da síndrome de ovários policísticos (SOP). A mais comum é a presença de oligomenorreia, que é a menstruação com frequência anormal, em intervalos de mais de 35 dias ou a amenorreia, que é ausência de menstruações no período em que elas deveriam ocorrer.

Então, de forma direta, sim, existe uma possibilidade de estar grávida quando se sente cólica e a menstruação não desce, mas só um exame pode dar essa certeza. Se você está preocupada com essa possibilidade, faça um teste de farmácia.

4 possibilidades para fazer a menstruação descer urgente

  1. 1. os chás naturais podem ajudar – sem exageros! ...
  2. 2. o sexo também ajuda a menstruação descer. ...
  3. 3. as massagens localizadas auxiliam m-u-i-t-o. ...
  4. 4. reduzir o estresse físico também ajuda.