É possível estar com pneumonia e não ter febre?

Perguntado por: fsalazar . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Tipos mais comuns de pneumonia
Os principais sintomas desse tipo de pneumonia são: tosse seca, dores agudas no peito, febre, calafrios, falta de ar ou dificuldade respiratória, arritmia cardíaca e fraqueza.

Geralmente, a pneumonia é causada por agentes infecciosos — inclusive o coronavírus —, mas também pode decorrer da ação de substâncias químicas. Seus sintomas incluem falta de ar, dor no peito e tosse.

Frio causa pneumonia? Não. É necessário um agente externo, como uma bactéria ou um vírus, para que exista a doença. O que ocorre é que, no frio, as pessoas ficam mais tempo em lugares fechados com aglomerações, o que facilita a transmissão do micro-organismo irritante de uma pessoa para outra.

Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa. A tosse pode ser diferenciada porque na maior parte das vezes a tosse da pneumonia produz muco verde-amarelado, enquanto a tosse do resfriado é seca.

Tosse, febre, desconforto respiratório. Sintomas que podem ser de um resfriado, uma gripe, uma bronquiolite ou uma pneumonia. Por ter sintomas não muito específicos, a pneumonia pode demorar a ser diagnosticada e tratada, o que é perigoso, especialmente quando falamos de crianças.

Esse tipo de inflamação, chamada erroneamente por algumas pessoas de "princípio de pneumonia", pode gerar sintomas como tosse, rouquidão e dificuldade para respirar devido ao excesso de muco, que faz com que os brônquios fiquem mais estreitos, dificultando o funcionamento do sistema respiratório.

Chama-se este quadro de pneumonia silenciosa. A resposta do organismo ao coronavírus ainda é pouco conhecida, segundo o pneumologista do Incor, e varia de acordo com alguns fatores: “Carga genética, que modula resposta imune, virulência e condição prévia do sistema respiratório do indivíduo”.

Qual exame detecta pneumonia?

  1. 1 – Radiografia de tórax.
  2. 2 – Exames de sangue.
  3. 3 – Oximetria.
  4. 5 – Teste de escarro.
  5. 6 – Teste de reação em cadeia da polimerase (PCR)
  6. 7 – Broncoscopia.
  7. 8 – Tomografia computadorizada (TC) de tórax.
  8. 9 – Cultura do líquido pleural.

Um pulmão saudável, portanto, é aquele que consegue realizar esse processo de maneira completa e contínua.
...
Em termos físicos, ele deve que apresentar algumas características, como:

  1. tecido altamente vascularizado;
  2. cor clara, em tom avermelhado;
  3. alta flexibilidade e elasticidade.

pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de COVID-19, com imediato encaminhamento se SpO2 < 95% (Saturação de Oxigênio menor que 95%).

Doenças possuem sintomas parecidos, mas ação no corpo é diferente. O vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, fez médicos ao redor do globo se depararem com uma pneumonia com características diferentes.

Catarro verde ou amarelo
Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

Não fumar e não beber exageradamente. Manter a higienização do ar condicionado sempre em dia. Não se expor a mudanças bruscas de temperatura. Procurar atendimento médico se estiver com uma gripe persistente.

Existe pneumonia sem febre e sem tosse ? Febre e tosse são sintomas muito comuns na pneumonia, mas é possível que alguém tenha pneumonia sem esses sintomas, principalmente os idosos.

Principais sintomas
A piora da falta de ar e o cansaço excessivo são sintomas clássicos de que a gripe está se agravando para o início de uma pneumonia. A cor do catarro também é importante para a identificação da doença.