É possível estar com câncer de mama e não sentir nada?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Muitos tumores de mama não apresentam sintomas e, portanto, são diagnosticados durante as consultas de rotinas e exames, como a mamografia. Alguns possíveis sintomas do câncer de mama são: Nódulo: é o sintoma mais comum.

Cinco sinais de alerta
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

O câncer de mama pode levar alguns anos para se desenvolver e apresentar os primeiros sintomas notáveis. Porém, mantendo a mamografia em dia, é possível identificar nódulos de até 5 milímetros, de tamanho semelhante a uma ervilha.

Afinal de contas, o câncer de mama dói ou não? A verdade é que raramente o câncer de mama provoca dor. E nas poucas vezes em que ela aparece, já estamos falando de casos avançados. Como regra, devemos lembrar que a dor nas mamas geralmente indica uma doença benigna, não relacionada com o câncer.

Não há um sintoma característico de câncer que seja comum a todos os tipos. O que a maioria dos cânceres costuma manifestar são sinais e sintomas inespecíficos, como emagrecimento, cansaço, dor no corpo, etc., que podem ocorrer também em centenas de outras doenças.

Para o diagnóstico de câncer de mama geralmente a mamografia é complementada por biópsias, ultrassom das mamas e algumas vezes a ressonância magnética. Apertar a mama durante o exame é fundamental, pois somente assim terá boa qualidade e permitirá enxergar as lesões bem no início.

O exame de sangue também pode ser útil para o diagnóstico do câncer de mama. Quando há algum processo cancerígeno no corpo, proteínas específicas apresentam concentração aumentada no sangue, como o CA125, CEA, AFP e o CA 15.3. Para o exame de sangue, a área da retirada do sangue é higienizada com algodão e álcool.

A dor no braço causada pelo câncer de mama normalmente é leve, mas não cede facilmente. Geralmente, a dor é leve e age como um pequeno desconforto ao longo do dia, podendo vir acompanhada de ardor e vermelhidão, o que pode indicar um tipo de câncer raro inflamatório.

Estágio 0 – Câncer de mama in situ
É considerado o câncer de mama em estágio inicial mais precoce, e segundo a American Cancer Society (ACS), também é chamado de carcinoma intraductal, carcinoma ductal in situ ou câncer não invasivo. Neste estágio, os tumores são limitados aos ductos mamários.

Como a mulher pode perceber a doença? O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.

4 exames para detectar o câncer de mama

  1. Biópsia/Punção Guiada por ultrassom.
  2. Mamografia Digital.
  3. Ultrassonografia abdominal superior.
  4. Ressonância magnética da mama.

Em geral, o ciclo menstrual dura de 25 a 30 dias, porém esse tempo pode variar de mulher para mulher. No caso das pacientes em tratamento oncológico, é possível que elas apresentem menstruação irregular enquanto o tratamento durar.

BIRADS 5: Achados altamente suspeitos.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

O exame de sangue completo, muitas vezes, pode trazer indicadores que representem o risco de desenvolvimento de um câncer em seu organismo. Por exemplo, sinais de irregularidade na quantidade de glóbulos vermelhos ou alterações nos glóbulos brancos podem ser indicadores de problemas relacionados com medula óssea.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

“Alguns tratamentos quimioterápicos e radioterápicos podem provocar cansaço, dores musculares e falta de energia em alguns dias após a sua aplicação. Os tratamentos hormonais, em especial para tratar o câncer de mama e de próstata, também fazem o paciente sentir muito cansaço no início do tratamento.