É possível escolher a cor dos olhos dos filhos?

Perguntado por: fbarreto . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

A tonalidade dos olhos é totalmente genética e determinada por fatores hereditários, mas infelizmente não é possível afirmar a cor dos olhos que seu filho terá. Afinal, são diversas probabilidades, que podem ter margens de erros e mudanças.

A cor dos olhos do bebê é influenciada pela herança genética (dos genes transmitidos pela mãe e pelo pai) e pela quantidade de melanina (pigmento castanho ou preto cujo tipo e quantidade está codificada nos genes) encontrada na íris.

Quase todo mundo acredita que pais de olhos azuis terão obrigatoriamente filhos de olhos azuis. Isso é verdade em 99% dos casos, mas como em tudo na genética, há sempre exceções. Pouco menos de 1% dos pais com olhos azuis têm ao menos um filho com olhos castanhos.

Olhos verdes e azuis são considerados recessivos. Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros. O neném pode nascer com olhos castanhos? Pode!

Raridade e sensibilidade
Um estudo publicado no Atlas Mundial mostra que apenas cerca de 2% da população tem olhos verdes e, comparando com os tipos de olhos castanhos e azuis, os verdes são mais raros.

A cor dos olhos, então, é definida pela genética e ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, fenômeno esse chamado Herança Poligênica. Quando essa interação entre os genes acontece, diversas proteínas são produzidas, determinando assim quanta melanina a íris receberá.

As cores de olhos mais raras do mundo são olhos verdes, vermelho, violeta, preto e misto (com duas cores).

Conheça 7 alimentos que mudam a cor dos olhos naturalmente

  • Espinafre. O alto teor de ferro que possui ajuda a íris do nossos olhos a se tornarem mais cristalinas. ...
  • Mel de abelha. ...
  • Cebola. ...
  • Gengibre. ...
  • Peixe. ...
  • Azeite de Oliva. ...
  • Chá de camomila.

“Quem manda na cor dos olhos é a carga genética! Pais de olhos escuros podem ter filhos de olhos claros se algum antepassado tiver olhos claros, assim como pais de olhos claros podem ter filhos com olhos escuros”, afirma a especialista da CERPO Dra. Márcia Ferrari Perez.

Parece mentira, mas não é; entenda como! Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro olhos verdes, o bebê tem 50% de chance de nascer com olhos castanhos, 38% verdes e 12% azuis.

  1. Uso de lentes de contato coloridas. Esta é a técnica mais conhecida e mais utilizada para alterar a cor da íris dos olhos e consiste no uso de lentes de contato artificias que ficam sobre o olho, alterando a cor que está por baixo. ...
  2. Cirurgia de implante de íris. ...
  3. Uso de maquiagem para melhorar a cor dos olhos.

Uma pesquisa realizada pelo geneticista dinamarquês Hans Eiberg com DNA mitocondrial revelou um dado curioso: todas as pessoas com olhos azuis descendem do mesmo ser humano. De acordo com o estudo, uma única mutação genética transformou o olho castanho em azul.

Âmbar. São os chamados olhos cor de mel, que podem ser confundidos com verde ou castanho-claro. Os olhos cor de âmbar são raros e possuem uma cor sólida que varia entre tons de dourado e amarelo. Sua ocorrência é maior na Ásia e na América do Sul.

1. O olho verde é a cor de olhos mais atraente. Em uma pesquisa online feita pela All About Vision, mais de 20% dos participantes votaram nos olhos verdes como os mais atraentes. Em segundo lugar ficou o azul-claro com 16,9% dos votos, 16% para avelã e 15,2% dos votos para o olho azul-escuro.

Os olhos verdes são os mais raros do mundo, com apenas 2% da população mundial com essa coloração, que é obtida por meio de dois fatores: a quantidade de melanina e como a luz se espalha pelos olhos.

A cor dos olhos do bebê depende do material genético de cada um dos pais. Mas os genes dos pais podem se misturar e se combinarem de muitas maneiras diferentes. As influências de cada um dos pais não são conhecidas até que a criança nasça.

Olhos verdadeiramente verdes são muito raros, talvez os mais raros de todos. Muitos olhos ditos verdes são na verdade cor de avelã ou azuis. Os olhos verdes possuem menos melanina que os castanhos, mas mais que os azuis e cinza.

Pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.

Contudo, a cor de olhos violeta realmente existe. Exemplo deste caso raro foi a atriz Elizabeth Taylor, que chamava a atenção, além de outras coisas, pela cor de sua íris. A cor, conhecida também como “cor azul mediterrâneo”, é extremamente rara e se supõe que seja uma variação dos olhos azuis.