É possível envelhecer no espaço?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Dependendo da nossa posição e velocidade, o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar em relação aos demais num outro local e altura. Para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), isso significa envelhecer ligeiramente mais devagar do que as pessoas na Terra.

Algumas consequências transitórias da vida em ambiente de microgravidade – perda de massa muscular e óssea, aumento na estatura e alterações no sistema circulatório – já eram conhecidas de testes com astronautas que ficaram mais tempo no espaço.

Mortes. Até 2019, dezoito astronautas perderam a vida numa viagem espacial. Treze deles eram americanos, quatro soviéticos e um israelense.

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.

É uma experiência que envolve a dilatação do tempo, um dos principais elementos da Teoria da Relatividade. Einstein mostrou que a velocidade pode deformar o tempo. Se um gêmeo viaja pelo espaço, a grandes velocidades, e o outro fica na Terra, o tempo passa mais devagar para aquele que está no espaço.

Uma das implicações desses postulados é que o tempo não é absoluto, mas depende da velocidade relativa em que o sistema/observador se move. Assim, quanto maior a velocidade relativa, mais lenta será a passagem do tempo.

A descoberta pode iluminar esses misteriosos mundos em órbita rápida. O exoplaneta rochoso é considerado um planeta de período ultracurto, ou USP (na sigla em inglês), que gira em torno de sua estrela hospedeira e termina uma órbita completa em oito horas.

"O tempo é uma substância, um elemento material", afirma o cientista. "No nosso dia a dia, não vemos o espaço-tempo oscilando. Mas a verdade é que o tempo flui diferente, em distintas regiões do Universo, pois ele depende do local, em particular da quantidade de massa ao redor."

Já no caso de o astronauta tirar sua roupa espacial, ficaria exposto à luz de uma estrela, e no espaço há radiação cósmica de todos os tipos, mas se ele estiver sob a luz Sol, queimará imediatamente.

27 dias

Seu período de rotação é igual ao seu período sideral de translação: um dia na Lua dura cerca de 27 dias solares da Terra. A face oculta não corresponde a 50% da superfície lunar.

Nem o sangue deles sai ileso das viagens espaciais. Pesquisas já mostraram que os astronautas perdem 54% mais glóbulos vermelhos quando estão no espaço. A condição até ganhou nome: anemia espacial. Além disso, o volume de sangue produzido cai, o que atrofia o coração e faz a pressão arterial despencar.

O 'último cidadão soviético': Sergei Krikalev, o cosmonauta 'abandonado' no espaço durante o colapso da União Soviética. Da estação espacial soviética Mir, o cosmonauta Sergei Krikalev tinha uma vista privilegiada do planeta Terra, tão idílica que não pôde ver a fogueira política em que seu país estava queimando.

Durante a sua estadia na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas têm de viver e trabalhar num ambiente muito diferente do ambiente da Terra. Não obstante, os astronautas têm de fazer a higiene pessoal, ir à casa de banho, comer, beber e manter-se em forma e saudáveis.

Até o momento, somente dois brasileiros já viajaram ao espaço.

seis meses

Os astronautas devem ficar seis meses no espaço, conduzindo experimentos e fazendo manutenção na estação antes de voltarem para casa. A equipe foi a primeira a ir ao espaço em uma nave construída a partir de material reciclado de um lançamento anterior.

De acordo com o gráfico, as primeiras evidências de vida datam de 3,5 bilhões de anos, período em que o dia durava 12 horas.