É possível entrar na Antártica?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Para chegar à Antártica existem duas opções: você pode ir de navio partindo da costa chilena ou argentina numa viagem que dura três dias atravessando o Estreito de Magalhães, uma das regiões mais turbulentas dos oceanos. A outra opção é voar da base chilena de Punta Arenas, a cidade que fica mais ao sul do continente.

Ameaçados pela crise do clima, os polos abrigam formas de vida e ecossistemas ainda desconhecidos pela ciência. Por isso, a descoberta de pequenas criaturas semelhantes a camarões vivendo nas profundezas do manto gelado da Antártica foi recebida com surpresa e efusão na comunidade científica.

Primeiros brasileiros na Antártica
O primeiro brasileiro a pisar na Antártica foi o médico e escritor Durval Sarmento da Rosa Borges (1912-1999) em 1958.

O professor explica que a história costuma informar que a Antártida foi descoberta por acaso, mas que as pesquisas do grupo mostram que a chegada do ser humano ao continente está relacionada ao sistema capitalista.

O principal problema é a distância que um avião pode estar a qualquer momento do aeroporto mais próximo. Embora os aviões modernos tenham melhorado a questão da distância, isso não resolveu o voo sobre o Polo Sul.

A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações, como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, China, Brasil, Polônia, Austrália, Rússia e outras.

Há muita discussão sobre o nome do continente gelado. O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também. Na Secom, definimos Antártida como padrão para o nome do continente.

Quem é o dono da Antártica? #1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios. #2 Apesar de ser coberta de gelo, a Antártida é tão ou mais seca que os desertos quentes.

Até 2048, vigorará um embargo definido pelo Protocolo de Madrid que impede a exploração dos recursos minerais do continente, incluindo água e petróleo, e garante liberdade para pesquisas científicas. A partir daí, as nações vão rediscutir os termos do tratado antártico.

É a mais próxima do continente gelado, distante pouco mais de 1000 km da Antártica. Com cerca de 60 mil habitantes, a cidade de Ushuaia, Argentina se encontra entre as montanhas nevadas dos Andes e o Canal Beagle, que faz a divisa natural entre a Argentina e Chile.

Depois da Antártida, o Ártico.

Rio de 460 km sob a Antártica pode acelerar o derretimento de gelo.

O aquecimento global é o principal responsável pela redução da camada de gelo da Antártida; pesquisas revelam que essa região teve 3 mil quilômetros quadrados de extensão reduzidos em consequência do aumento da temperatura.

Além do quê, a pesquisa científica é a razão maior da presença brasileira na Antártica. Por desenvolver pesquisa de substancial importância, o Brasil é membro pleno do SCAR e, com isso, tem direito a participar dos grandes projetos científicos globais, desenvolvidos em parceria internacional na Antártica.