É possível engrossar as pernas correndo?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Não há nada que comprove cientificamente que correr engrossa a perna, no entanto, sabemos que a prática de qualquer atividade física traz ganhos de massa muscular, certo? Por esse motivo, é possível que algumas pessoas consigam aumentar o tamanho das pernas apenas usando a corrida de rua como exercício físico.

Fortalece a musculatura
Os membros inferiores como o glúteo, quadríceps, posterior e panturrilha são os principais beneficiados durante uma corrida. Por isso, correr com regularidade pode fortalecer a musculatura dos membros inferiores e também o core, conjunto que é considerado o centro de gravidade do nosso corpo.

Agachamentos
O movimento trabalha bastante os músculos posteriores da coxa e também os da parte da frente dela, que são os quadríceps. Então, se você quer engrossar essa área, o agachamento é uma boa pedida. Além disso, os glúteos não são deixados de lado nesse exercício, o que o torna bem completo.

E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular. Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas.

5 Dicas Para Você Conseguir Pernas Grossas e Torneadas

  1. Exercício Para Fortalecer as Panturrilhas. Sabia que um dos exercícios mais fortes para as panturrilhas é muito simples e todo mundo pode fazer em casa? ...
  2. Faça Agachamento. ...
  3. Aparelho Leg Press. ...
  4. Cadeira Multifunção. ...
  5. Exercícios com Quatro Apoios.

Aumenta o gasto calórico e controle de peso – Fazendo da corrida uma prática diária, o seu gasto calórico total tende a aumentar consideravelmente. Além disso, seu metabolismo, com o objetivo de atender melhor a demanda das atividades impostas pelo seu corpo, tende a ficar mais acelerado.

Além disso, esse exercício ajuda a tonificar as coxas e trabalhar a resistência muscular. Para falar a verdade, a corrida emagrece a barriga e o corpo como um todo. Mas não é só. Correr emagrece e também traz benefícios cerebrais como a melhora do aprendizado, da memória e do humor.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

A chave do sucesso para quem não quer emagrecer é a suplementação depois do treino. Se você não repõe direito, o organismo busca energia do músculo, daí você perde massa magra. A nutricionista esportiva e triatleta Yana Glaser concorda com Bruno.

lesionar. 5 km todo dia não é um volume exagerado então Teoricamente não vai te machucar mas isso pode ser. melhorado né o seu treino pode tá bom mas ele não pode estar melhor eu acredito que ele vai ficar muito melhor se você parar de treinar correr 5 km todos os dias e começar a incluir fortalecimento.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Não é à toa que o Whey Protein é um dos suplementos mais recomendados para quem deseja turbinar o treino para bumbum. Além de aumentar a força e o rendimento físico, ele melhora a recuperação após os exercícios e aumenta a produção de músculo.

Correr é um exercício que trabalha os músculos da perna, ajuda na saúde do coração, na manutenção do peso e também na saúde mental. Veja, com detalhes, cinco benefícios da corrida para a saúde.

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

Treinar perna todo dia pode aumentar o risco de lesões
Essa situação pode elevar o risco de lesões musculares, assim como articulares”, explica.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

Alongue a canela sentado.

  1. Ajoelhe-se no chão. ...
  2. Incline o corpo de leve para trás e faça força nos calcanhares.
  3. Fique assim por 30 segundos e, em seguida, repita tudo três vezes.
  4. Faça o exercício com uma perna de cada vez para aumentar o peso e tornar o movimento mais eficaz.

5 dicas para acelerar o desenvolvimento das panturrilhas

  1. 1- Elevação pré-sono. Toda noite, antes de dormir, faça uma boa dose de elevações de panturrilha em pé. ...
  2. 2- Treine descalço. ...
  3. 3- Ande na ponta dos pés. ...
  4. 4- Panturrilha Day. ...
  5. 5- Aproveite o ambiente ao seu redor.

Depois de três ou quatro semanas de atividade física já é possível perceber uma melhora no seu condicionamento físico. Subir escadas, andar até o ponto de ônibus ou brincar com seu filho, por exemplo, vai ficar muito mais fácil.

Geralmente, os resultados começam a aparecer após os dois primeiros meses de corrida. A velocidade e a resistência vão evoluindo e você já consegue correr um pouco mais rápido. No entanto, o corpo precisa de um tempo para estabilizar toda parte cardiovascular e articular.