É possível engravidar um mês depois do parto?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

Nos primeiros 42 dias do resguardo, há pouquíssima probabilidade de engravidar, e essa hipótese continuará baixa enquanto a mulher estiver amamentando por livre demanda, (no mínimo de 3 em 3 horas) que faz com que a ovulação seja inibida.

Sabe-se que é possível engravidar antes mesmo da ocorrência da primeira menstruação pós parto, que normalmente se da entre 4 e 24 semanas após o nascimento, dependendo se a mulher está ou não em aleitamento exclusivo.

A gestação durante o resguardo
Embora não seja recomendado, muitas mulheres retomam a atividade sexual antes de completar o tempo de resguardo. Seja nesse período, seja após, há, sim, a possibilidade de engravidar novamente.

O ideal seria não engravidar no resguardo. No entanto, pode sim acontecer e nesses casos o médico vai fazer um acompanhamento mais de perto. Tudo também vai depender da capacidade de recuperação da mulher.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Quem amamenta em livre demanda tem as chances de engravidar reduzidas. Nessas condições, a mulher pode demorar a ovular, já que a sucção da mama estimula a produção da prolactina, hormônio responsável pela produção do leite que, ao mesmo tempo, suprime a atividade ovariana.

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

Se você não estiver amamentando, a sua fertilidade voltará rapidamente e você pode engravidar após 30 a 45 dias do parto. Se você teve parto cesárea, você deve aguardar pelo menos 18 meses para uma nova gravidez.

Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.

O tempo estimado de cicatrização total, seja na cesárea ou parto normal com necessidade de pontos, é de 40 dias, que é o período do puerpério. Neste período a atividade sexual já não é recomendada, mesmo para parto normal sem intercorrências pelo aumento da chance de infecção puerperal.

Como usar o anticoncepcional na amamentação

  1. Pílula. A pílula anticoncepcional mais indicada e segura para uso durante a amamentação é a que contém apenas progesterona na sua composição, sendo por isso conhecida como minipílula. ...
  2. Implante subcutâneo. ...
  3. DIU. ...
  4. Diafragma. ...
  5. Preservativo. ...
  6. Anticoncepcional injetável.

Outro sintoma comum é a presença de um líquido vaginal espesso e transparente, como clara de ovo, chamado muco cervical. Sensibilidade na vulva e nas mamas pode ser outro sinal de que a mulher está ovulando, assim como um aumento discreto na temperatura basal depois da ovulação.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

A famosa “pílula do dia seguinte” pode ser usada com segurança por todas mulheres que amamentam e que tiveram alguma relação desprotegida ou falha de método. Essa pílula deve ser tomada em até 72 horas após o ato sexual.

De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, a ideia não passa de um mito. “Duchas, sejam feitas com água, Coca-Cola, sabão ou qualquer outra substância não tem nenhuma eficiência como método contraceptivo”, explica Mantelli.

"Se o sêmen já é de baixa qualidade, ejacular todos os dias pode até ser pior, por diminuir a contagem de espermatozóides. Em homens com esperma normal, não deve haver diferença, pois os danos ao DNA já estarão controlados", aponta Fraietta.

Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

A grande maioria das mulheres apresenta desconforto ou ardência durante a relação sexual depois do resguardo que sucede ao parto. Isso porque, a maternidade traz muitas mudanças físicas e, principalmente, emocionais e hormonais no corpo da mulher.