É possível engravidar tomando injeção de um mês?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Segundo a coordenadora, as chances de uma mulher engravidar mesmo usando um método anticoncepcional injetável são de 0,3%.

Efeitos colaterais como ganho de peso e inchaço são comuns às mulheres que optam por esse método, é frequente a região onde a aplicação ocorreu ficar dolorida. Além disso, esse método costuma reduzir cólicas e o fluxo menstrual.

Anticonvulsivantes (em especial carbamazepina, fenitoína e fenobarbital); Antirretrovirais (em especial ritonavir e efavirenz); Antifúngicos (em especial cetoconazol, miconazol e clotrimazol);

Mulheres que pretendem engravidar após o uso de contraceptivos injetáveis devem saber que pode levar de 3 a 6 ciclos ou até um ano para que o ciclo menstrual se regularize. Algumas mulheres ficam até 4 meses sem menstruar após deixar de tomar o medicamento e é normal que isso aconteça.

Saiba que, caso o uso da injeção anticoncepcional tenha sido feito durante as primeiras semanas da gestação, normalmente não há riscos para o bebê. Já o uso prolongado do método contraceptivo no desenvolvimento da gravidez pode ser bastante negativo.

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado.

Quem toma o injetável mensal costuma menstruar todo mês (ainda que surjam irregularidades no ciclo). Já quem toma o injetável trimestral, cujo único hormônio é a progesterona, geralmente não menstrua, podendo apresentar alguns escapes esporádicos.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Confira alguns sinais de que seu anticoncepcional não está mais sendo benéfico para seu corpo:

  1. Sangramento de escape. ...
  2. Problemas dermatológicos. ...
  3. Náuseas, dor de cabeça e vômito. ...
  4. Diminuição do Libido. ...
  5. Aumento de peso. ...
  6. Inchaço, vermelhidão e dores.

Os três principais são a injeção contraceptiva, com índice de falha 0,1%, o SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (DIU hormonal),que também tem níveis mínimos de falha (cerca de 0,1%) e o implante hormonal, que hoje em dia é considerado o método mais eficaz, com índice de falha de apenas 0,05%.

Hoje, no Brasil, dispomos das seguintes injeções anticoncepcionais: Mensais: Mesigyna, Noregyna, Perlutan, Cyclofemina; Trimestrais: Depoprovera.

Os contraceptivos mais indicados para não impactar a libido são os métodos não hormonais, como o DIU não hormonal e a camisinha, por exemplo.

normal é a menstruação descer depois de 3 a 5 dias.

Lembre-se: 12 horas é considerado o período máximo de atraso. A recomendação dos ginecologistas é não extrapolar as 2 horas para não cultivar um hábito de esquecimento.

A maioria das soluções de anticoncepcional injetável disponíveis no mercado começam a ter eficácia completa cerca de 7 dias após a aplicação. O ginecologista responsável por prescrever o uso da injeção é a pessoa mais indicada para que você tire dúvidas a respeito, a depender do seu caso.

4 - consumo de alguns tipos de chás
Os diuréticos, como os de cavalinha ou de hibisco, por exemplo, podem colocar em jogo o efeito da pílula quando consumidos em excesso, isto é, mais ou menos umas cinco xícaras.

Dá pra sentir sintomas da ovulação tomando anticoncepcional? Não. Essa é uma dúvida frequente, mas a verdade é que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional não ovulam.

Se houver atraso de até 15 dias da data da injeção (independente da ocorrência de relação sexual) Se houver atraso superior a 15 dias, encaminhar para o enfermeiro(a). última relação sexual. Nesse período deverá manter abstinência sexual ou uso de preservativo.

Estou grávida, quero interromper a gravidez. O que devo fazer? A mulher deve dirigir-se ao Centro de Saúde a que pertence ou ao Hospital da sua área e pedir uma consulta de interrupção de gravidez. Se desejar pode recorrer a uma clínica privada reconhecida oficialmente.

Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.