É possível engravidar tomando injeção de 3 meses pela primeira vez?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Contando da data da primeira injeção não tomada: 23% a 35% das pessoas engravidam em 3 meses. 52% a 59% das pessoas engravidam em 6 meses.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Então, depois da segunda dose da injeção anticoncepcional posso ter relação sexual? A injeção anticoncepcional pode ser mensal ou trimestral. Significa que a segunda dose acontece em um prazo mínimo de 60 dias. Já os hormônios começam a fazer efeito contraceptivo 30 dias após sua aplicação.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

No caso da injeção mensal, o potencial fértil da mulher retorna dentro de 30 dias, enquanto na versão trimestral da injeção o processo pode demorar entre seis meses a um ano.

Mulheres que pretendem engravidar após o uso de contraceptivos injetáveis devem saber que pode levar de 3 a 6 ciclos ou até um ano para que o ciclo menstrual se regularize. Algumas mulheres ficam até 4 meses sem menstruar após deixar de tomar o medicamento e é normal que isso aconteça.

Os sintomas de enjoos, vômitos e sensibilidade nas mamas são frequentes desde o início da gravidez. Porém, sinais como a percepção de movimentação fetal e a palpação abdominal do bebê tendem a ser achados mais tardios na gravidez (entre 20 e 22 semanas).

Pesquisa recentes mostram qua a mulher pode tomar a primeira injeção em qualquer período do ciclo desde que tenha certeza de não estar grávida. Se começa depois do sétimo dia do ciclo, deve abster-se do sexo ou usar um método anticoncepcional adicional de barreira por sete dias.

Temos que considerar que todos os métodos anticoncepcionais podem falhar”, afirmou Fátima Bonifácio Heck, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de Ribeirão Preto. Segundo a coordenadora, as chances de uma mulher engravidar mesmo usando um método anticoncepcional injetável são de 0,3%.

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à existência de período fértil em pessoas que recorram a anticoncepcional oral, mas a resposta é não, quem toma pílula anticoncepcional de maneira regular não tem período fértil, dado que não há ovulação e, por conseguinte, não há óvulo para ser fecundado.

A injeção trimestral contém apenas progestogênio cuja composição age impedindo a ovulação, dificultando a passagem de espermatozoides, já que aumenta a viscosidade do muco cervical (uma secreção natural produzida pelo colo do útero que pode ser expelida pela vagina).

Saiba que, caso o uso da injeção anticoncepcional tenha sido feito durante as primeiras semanas da gestação, normalmente não há riscos para o bebê.

Um dos diferenciais da injeção trimestral é que a mulher deixa de apresentar ciclos menstruais, livrando-se do incômodo da menstruação. Esse tipo de medicamento costuma ser prescrito a pacientes diagnosticadas com endometriose, justamente por cessar o ciclo menstrual.

Anticoncepcionais injetáveis
Efeitos colaterais como ganho de peso e inchaço são comuns às mulheres que optam por esse método, é frequente a região onde a aplicação ocorreu ficar dolorida. Além disso, esse método costuma reduzir cólicas e o fluxo menstrual.

A injeção pede cerca de 3 meses para ser eliminada, mas veja, também não é uma regra! É apenas uma estimativa baseada em experiências relatadas por mulheres que deixaram de tomar a injeção.