É possível engravidar tendo fimose?

Perguntado por: umota . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A fimose, entendida como algo externo e localizado na extremidade do pênis, não tem influência direta sobre a próstata (que produz o líquido seminal) nem sobre os testículos, que produzem os espermatozoides. Portanto, por esse ponto de vista, ela não tem a capacidade de tornar o homem infértil.

Tratamento

  1. Pomadas à base de corticóides, que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande.
  2. Exercício de retração da fimose para meninos com mais de 5 anos. É um exercício para retração da pele do prepúcio sem forçar demais ou causar dor.

A movimentação adequada na região do prepúcio do seu filho durante a hora do banho pode garantir um tratamento eficaz para “eliminar” a fimose, garantindo que essa condição fisiológica desapareça naturalmente com o tempo, mesmo nos primeiros anos de vida.

Após o nascimento e com o passar do tempo, o prepúcio começa lentamente a separar-se da glande. Por volta dos dez anos o prepúcio está totalmente separado.

Em alguns casos pode romper parcialmente, ficando ainda parte da pele exposta e também causando algum incômodo. Caso ocorra essa situação de rompimento durante a relação, pode-se tentar comprimir a região e colocar gelo para tentar cessar o sangramento.

No grau 5, considerada a forma mais grave, não é possível fazer a retração prepucial.

Em geral, uma postectomia custa em torno de R$ 3 mil. Entretanto, ela pode alcançar valores mais altos, dependendo de quanto o médico e sua equipe cobram, assim como do hospital em que será realizado o procedimento.

Sintomas de fimose

  • Incapacidade de expor a glande.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Assaduras e cicatrizes nos genitais.
  • Inchaço.
  • Sangramento.
  • Secreções com mau cheiro.
  • Dificuldade ao urinar.

Embora seja mais raro, a Fimose também pode acontecer em adolescentes entre 16 e 18 anos e nos adultos.

A cirurgia de fimose, também chamada de postectomia ou circuncisão, é um dos procedimentos que podem ser realizados gratuitamente pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

A cirurgia é simples e geralmente leva de 30 a 40 minutos. O procedimento é feito com anestesia local e o paciente não precisa de nenhum cuidado específico prévio.

Postec é uma pomada de uso dermatológica receitada para o tratamento clínico de fimose, caso onde há estreitamento do prepúcio no órgão sexual masculino.

A fimose secundária pode surgir tanto na adolescência quanto na vida adulta e, além do câncer de pênis, quando não tratada pode causar problemas também no desempenho sexual.

Possíveis riscos da postectomia
Infecção. Estreitamento do meato uretral. Retirada excessiva ou insuficiente do prepúcio e assimetria prepucial, com possível necessidade de uma nova cirurgia.

Nos pacientes adultos, a fimose pode levar a incômodo e lesões durante a ereção e a relação sexual, atrapalhando a própria atividade sexual. Outros sintomas são: Dor durante a ereção.

Alta do hospital ocorre no mesmo dia e você deve manter o repouso, evitando caminhadas e atividades físicas leves por aproximadamente 48 a 72 horas. Não há a necessidade de raspar os pelos genitais antes da cirurgia. Este procedimento será feito minutos antes do procedimento, quando você já estiver dormindo.

O exercício deve ser realizado da seguinte forma: segurar o pênis com uma mão, aplicar a pomada com a outra e puxar a pele para trás lentamente, mantendo certa pressão durante um minuto.