É possível engravidar naturalmente aos 44 anos?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Se você tinha dúvidas sobre quais as chances de engravidar aos 45 anos, agora não tem mais, não é verdade? A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente.

Dessa idade em diante, há maior possibilidade de abortamento e alterações genéticas e cromossômicas – como as que causam a Síndrome de Down –, prematuridade, restrição de crescimento e baixo peso do bebê ao nascer.

Quais são os tratamentos para engravidar aos 40 anos? Quando o assunto é tratamentos para engravidar aos 40 anos, na maior parte das vezes, a realização da Fertilização in Vitro (FIV) com biópsia embrionária e análise genética é o tratamento mais indicado, pelas melhores taxas de sucesso.

Como saber se sou infértil? Cientificamente, a única forma de afirmar que um casal é fértil é se obtiver gravidez espontânea em menos de um ano de tentativas, recordando que 30% do casais inférteis são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente se todos os exames são normais.

É possível engravidar após 40 anos naturalmente, ou seja, sem o uso de métodos como inseminação? Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes. Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%.

Para aumentar as possibilidades de gravidez após os 40 anos, existem as técnicas de reprodução assistida, sobretudo a FIV (fertilização in vitro). Caso o adiamento da gestação seja planejado, a paciente tem a opção de congelar os seus óvulos, de preferência antes dos 35.

Problemas genéticos. Outro fator importante, para a gravidez de casais mais velhos é a probabilidade de gerar um feto com problemas genéticos. Segundo especialistas, pais com mais de 40 anos tem 30% a mais de chances de gerar um bebê com Síndrome de Dawn.

Depois dos 45 anos, os desafios se ampliam ainda mais, tornando quase impossível da mulher engravidar a partir dos próprios óvulos. Nesses casos, a gravidez já é considerada de alto risco, levando em conta a maior taxa de propensão a doenças como obesidade, diabetes e hipertensão neste grupo de mulheres.

Desde a primeira menstruação até a menopausa —que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos—, é possível engravidar de maneira espontânea. A probabilidade disso acontecer aos 48 anos, como se deu com Paulette, no entanto, é considerada muito baixa.

Respondendo objetivamente, o coito interrompido não é o método mais eficaz para evitar uma gravidez não planejada. Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Uma das principais formas de como engravidar depois dos 40 anos é com o auxílio da Fertilização In Vitro (FIV), que consiste na fecundação do óvulo e espermatozoide em laboratório e posterior transferência do embrião para a cavidade uterina.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

7 sintomas da infertilidade para observar e buscar ajuda

  • Alterações menstruais.
  • Dor pélvica.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Problemas com a ovulação.
  • Alterações na pele.
  • Disfunção erétil.
  • Problemas nos testículos.

Ou seja, se há impedimento ou dor para urinar, juntamente com problemas para engravidar, é provável que haja alguma relação entre os sintomas. Além disso, os sintomas como excesso de sono ou insônia e irritabilidade também podem ser sinais de alterações hormonais que causam infertilidade.

A ultrassonografia transvaginal é utilizada em diversos momentos no processo de diagnosticar infertilidade feminina. Por de ser um exame de imagem bastante completo, ele é usado rotineiramente para avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos, como útero, ovários e trompas.

Através de injeções ou via oral a mulher recebe medicamentos para estimular a produção de óvulos. Como nessa idade o problema pode estar relacionado a produção de óvulos esse tratamento pode ser muito eficaz.

A formação acontece no primeiro trimestre da gravidez
O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

ácido fólico

Entre as vitaminas para engravidar, a B9, também conhecida como ácido fólico, é uma das mais conhecidas, por seus benefícios tanto antes da gravidez, quanto durante. Ela atua na ovulação, ajudando a induzir o processo e a liberar óvulos de qualidade. Nos homens, também é importante para a qualidade do sêmen.