É possível engravidar na menopausa com 55 anos?

Perguntado por: ajaques3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Nessa idade as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas. Em alguns casos, porém, a medicina reprodutiva pode ajudar, mas ainda assim, as taxas de sucesso são baixas.

Não é possível haver gavidez após a menopausa
Após 12 meses em que ocorre a menopausa, a gravidez não é possível de acontecer de forma natural, pois os ovários estão menores e há a diminuição dos hormônios sexuais, o que impossibilita a gestação.

Não. Engravidar de forma natural durante a menopausa não é possível.

Embora durante a menopausa a mulher já não consiga produzir óvulos de forma natural, seu útero ainda pode ser viável para abrigar uma gestação. Para tanto, existem duas opções de tratamentos viáveis: utilizar óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados.

Resumindo: é possível engravidar sem menstruar, porém é preciso que os hormônios estimuladores despertem para que amadureçam um ou mais folículos e para que a ovulação aconteça.

A previsão completa da taróloga, que parecia bem ousada à época, se concretizou quando a atriz, mãe de Enzo e Sophia, da união com Edson Celulari, engravidou naturalmente, aos 55 anos, de Luca, do relacionamento com Jarbas Homem de Mello.

O sangramento vaginal no período da menopausa pode indicar questões mais sérias, incluindo a neoplasia (ou câncer) do endométrio - o especialista aponta que esse sintoma se manifesta em 90% das pacientes diagnosticadas.

De acordo com a Resolução CFM nº 2.294/2021, a quantidade de embriões que podem ser transferidos em mulheres com mais de 40 anos de idade é de até quatro. Assim, é possível engravidar após os 50 anos — no entanto, não se trata de algo simples, garantido ou, muito menos, acessível à maioria das pacientes.

Vários são os métodos contraceptivos que podem ser oferecidos para a mulher que está na perimenopausa, incluindo anticoncepcionais orais combinados ou só com progesterona, ligadura tubária, dispositivo intra uterino (DIU), hormônios injetáveis, implantes, além de métodos de barreira.

Portanto, a pílula pode sim, ser usada criteriosamente em faixas etárias mais perto da menopausa.

Em média, ela dura entre 4 a 5 anos (3, 6).

Uma britânica de 47 anos surpreendeu os médicos ao engravidar naturalmente sete anos após entrar na menopausa. De acordo com o jornal inglês "The Sun", a gravidez foi detectada durante a realização de exames de emergência após uma suspeita de câncer de ovário.

A verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimülleriano) ajuda a identificar se uma mulher entrou ou está perto de entrar na menopausa. Esse teste é útil para mulheres com sintomas de perimenopausa, que também podem apresentar impactos na saúde.

A rainha de bateria, aos 47 anos, recorreu à ovodoação para engravidar. Em uma entrevista ao programa de televisão, Fantástico, Viviane afirmou que adiou a gravidez diversas vezes por diferentes motivos: trabalho, corpo e a falta da pessoa certa.

A atriz foi pega de surpresa ao engravidar aos 54 anos, uma vez que não planejava mais ter filhos e sabia dos riscos de uma gravidez mais velha. Mas a gestação correu muito bem, sem nenhum problema de saúde, tanto para Solange, quanto para o bebê. A atriz deu à luz aos 55 anos.

Por isso, em média, o valor do tratamento, de alta complexidade, pode variar entre R$ 15 e 20 mil. Vale lembrar que, uma forma de baratear os custos da FIV é por meio da doação de óvulos.

O cérebro, pele, músculos e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio; ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, ansiedade, mau humor e perda de interesse por sexo são comuns. Problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período.