É possível engravidar menstruada e tomando anticoncepcional injetável?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Porém, embora a probabilidade seja pequena, é possível engravidar tanto fazendo uso de métodos contraceptivos quanto estando menstruada.

Quem toma o injetável mensal costuma menstruar todo mês (ainda que surjam irregularidades no ciclo).

Este método consiste em injeções intramusculares profundas, de uma combinação de dois hormônios, estrogênio e progestogênio, que devem ser aplicadas mensalmente. Se a mulher está menstruando espontaneamente: Pode tomar a injeção até o sétimo dia do ciclo, ou seja, até seis dias depois de começar a menstruação.

Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada. As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.

Remédios que são pontos de atenção
Anticonvulsivantes (em especial carbamazepina, fenitoína e fenobarbital); Antirretrovirais (em especial ritonavir e efavirenz); Antifúngicos (em especial cetoconazol, miconazol e clotrimazol);

Saiba que, caso o uso da injeção anticoncepcional tenha sido feito durante as primeiras semanas da gestação, normalmente não há riscos para o bebê. Já o uso prolongado do método contraceptivo no desenvolvimento da gravidez pode ser bastante negativo.

Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Como Saber se o Anticoncepcional Não Está Fazendo Efeito
Não há sintomas específicos que possam indicar que ele não fez efeito. Vale lembrar que sangramentos de escape são comuns quando se toma anticoncepcional, mas não indicam que ele perdeu o efeito.

O primeiro ciclo, tanto com a pílula oral como com injetáveis, deve ser preservado por haver ainda o risco de gravidez. À partir do segundo ciclo com uso contínuo, a mulher já estaria protegida de engravidar.

A menos que você seja especialmente sensível, não há necessidade de evitar atividades sexuais durante o período menstrual. Portanto, se você se sentir confortável, pode sim fazer sexo menstruada. A relação sexual durante a menstruação pode até mesmo oferecer algumas vantagens, incluindo o alívio das cólicas menstruais.

Podemos responder então a pergunta: grávida menstrua? Não, elas podem ter apenas um sangramento por implantação ou baixa progesterona. Na dúvida faça um teste de gravidez e consulte seu médico. Só providencie uma ultrassom se ele solicitar.

Entre os sinais e sintomas do início da gestação estão a menstruação atrasada, os enjoos frequentes, principalmente pela manhã, os seios doloridos e a sonolência excessiva. Sintomas mais comuns do início da gestação. Para pacientes que continuaram usando pílula no início da gestação, os sintomas não mudam.

A maioria das soluções de anticoncepcional injetável disponíveis no mercado começam a ter eficácia completa cerca de 7 dias após a aplicação. O ginecologista responsável por prescrever o uso da injeção é a pessoa mais indicada para que você tire dúvidas a respeito, a depender do seu caso.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Por outro lado, quanto mais tempo o sangue demora para percorrer o trajeto do útero até passar pela vagina, mais escura é a sua coloração. Isso quer dizer que, quando o sangramento estiver escuro, mais marrom, é sinal de que esse sangue está demorando mais para percorrer o caminho, ou seja, é o fim da menstruação.

Neste cenário, há alguns sinais que podem indicar a diminuição na eficácia como ausência de menstruação ou pequenos sangramentos fora do período menstrual, sendo este um dos sinais mais claros de que a mulher não está tendo a quantidade de hormônios que precisa todos os dias.

4 - consumo de alguns tipos de chás
Os diuréticos, como os de cavalinha ou de hibisco, por exemplo, podem colocar em jogo o efeito da pílula quando consumidos em excesso, isto é, mais ou menos umas cinco xícaras.

Contraceptivo injetável
Portanto, se você costuma tomar uma injeção a cada 3 meses, levaria cerca de 8 a 12 meses após a sua última injeção para engravidar (4,10). Contando da data da primeira injeção não tomada: 23% a 35% das pessoas engravidam em 3 meses. 52% a 59% das pessoas engravidam em 6 meses.

Palpar o abdômen para identificar o útero ou o bebê exige treinamento. Talvez seja difícil ou quase impossível para alguém sem treinamento tocar a sua barriga e saber se o que está sendo palpado é o útero ou apenas o intestino. Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio.